AgroTech Challenge. Fundão e Brasil procuram soluções tecnológicas para a agricultura
por The Next Big Idea | 17 de Junho, 2022
10 startups apresentaram propostas aos desafios tecnológicos para o setor agrícola.
O desenvolvimento de soluções tecnológicas para o setor agrícola foi o mote do AgroTech Challenge que levou esta sexta-feira, 17 de junho, um conjunto de 10 startups a apresentarem as suas propostas na incubadora A Praça, no Fundão.
Trata-se de uma iniciativa do Município do Fundão, da CCILB – Câmara do Comércio e Indústria Luso-Brasileira, do CIEBI – Centro de Inovação Empresarial da Beira Interior, da Empresa VeraTech e da Embaixada do Brasil em Portugal e visa promover o desenvolvimento de soluções integradas e personalizadas para a agricultura, a partir da apresentação de respostas a 4 desafios.
Os desafios lançados dividiram-se em quatro áreas:
- desenvolvimento de índices agronómicos baseados em imagens aéreas
- publicação de atividades agrícolas em blockchain
- precisão de geada utilizando a inteligência artificial
- contagem de amêndoas utilizando machine vision
As startups selecionadas foram Astus Technologies, UPinC Makers, Pix Force, Rooting Tech, The Danyagil Company, CINCE Technology, Phy2-Digital, Plass Location e FruitQuantifier.
O Fundão está a tornar-se um case study no que diz respeito à atração de talento qualificado nas áreas das tecnologias de informação. No concelho convivem 67 nacionalidades e a chave da integração bem-sucedida passa, em boa medida, pela educação. O inglês é ensinado desde o primeiro ano de escolaridade, o que elimina barreiras de comunicação, e todas as crianças aprendem gratuitamente a programar desde que entram na escola, bem como a fazer queijo.
O Fundão quer agora tornar-se um pólo de Agrotech e em 2022 a autarquia conta dar o primeiro passo na formalização do primeiro Parque Ibérico de Agrotech em conjunto com a região da Estremadura.