Voltar | Sustentabilidade

Agora é fácil ligar os pequenos produtores alimentares aos negócios locais

por | 13 de Novembro, 2017

Agora é fácil ligar os pequenos produtores alimentares aos negócios locais

A ideia surgiu de dois jovens: um sueco, o outro húngaro. Apaixonados por Portugal, perceberam que este é um país onde existem pequenas quintas, um bom clima e um enorme potencial agrícola sem, no entanto, haver a exploração devida.

Além disso, os alimentos provenientes de pequenos produtores têm mais qualidade do que aqueles que são importados. Fora das cidades, a comida é substancialmente melhor. E foi isso o que também levou a que pusessem "mãos à obra".

Através da Lettuce Grow, Daniel Lind e Gabor Torok pretendem dinamizar a economia local portuguesa. O primeiro, de 26 anos, vive em Lisboa e concebeu o conceito, gerindo também a plataforma. Quanto a Torok, de 33 anos, é cozinheiro em part-time, no Algarve, e desenvolveu a parte tecnológica do projeto.

Atualmente, Portugal importa cerca de 60% dos produtos agrícolas de Espanha, quando podia apostar na produção própria. Daniel Lind afirma que Portugal tem melhores produtos, mas há um grande problema: sai mais barato às multinacionais importar do que comprar localmente aos pequenos produtores que, assim, acabam por não conseguir escoar os seus produtos.

É para resolver – ou pelo menos atenuar – esta questão que surge a Lettuce Grow. Na plataforma vai ser possível procurar produtos, vê-los, saber como foram produzidos e perceber a distância entre os produtores e os clientes. E que produtos serão vendidos? Legumes, vegetais, fruta, carne, mel, ovos, vinho, entre outros.

Como as ideias não param, a Lettuce Grow já criou uma sub-marca, a Refresh, que pretende dar resposta aos desperdícios de fruta junto dos pequenos produtores, utilizando-os para fazer compotas.

Com este projeto, Daniel Lind quer fazer a diferença na vida das pessoas. Conseguindo chegar ao mercado, os agricultores conseguem também vender os seus produtos a um preço justo. A utilização da plataforma não tem custos para produtores nem para clientes e, se a compra for efetuada, a Lettuce Grow fica apenas com 5% das transações.

O projeto já foi premiado pelas Nações Unidas.

Veja também:

Episódio sobre a Lettuce Grow na série da SIC Notícias "A Caminho para a Web Summit".

Perfil da Lettuce Grow.