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Afonso Cunha | Zoomguide: O que passei a fazer para ser um empreendedor de sucesso? Deixei de pensar apenas em ideias e conceitos

por The Next Big Idea | 14 de Março, 2022

Com uma simples fotografia, a Zoomguide é capaz de contar história por detrás de um quadro, um edifício ou mesmo uma paisagem. Afonso Cunha teve a ideia durante uma viagem a Berlim. Não tolera a preguiça, não sabe ainda onde estará daqui a dez anos (quem sabe a tocar o sino da bolsa de Nova Iorque), mas acredita no impacto que o seu negócio pode ter no mundo. E isso é o mais importante.

Como te chamas?

Afonso Cunha.

O que faz a tua startup?

Tira uma fotografia e descobre a história sobre o que está à tua frente. Isto é o que propõe a Zoomguide. Ajudamos turistas e organizações com histórias por contar a resolver a falta de informação sobre o património cultural através de um guia digital baseado em inteligência artificial que aumenta o conhecimento do mundo.

Em modo resumo: quando, como e porque é que nasceu a tua empresa?

O problema surgiu durante uma visita a Berlim, em dezembro de 2019. Deu para perceber que a cidade e os seus espaços culturais tinham muita cultura e história para oferecer, mas que não era fácil chegar à informação, e que os meios utilizados para transmitir essa mesma informação não eram os melhores. Após investigar o problema, percebi que não era um exclusivo de Berlim. A partir daí, foi pensar numa solução. Uns meses mais tarde, lançamos o nosso primeiro produto.

O que fazias antes de seres empreendedor?

Gestor de produto (ainda o sou).

Como é que a tua startup está a mudar o setor do Turismo?

Estamos a tornar a descoberta do património cultural mais interativa, imersiva e acessível para o público, e a fornecer ferramentas a organizações, como museus e até cidades, que permitem transformar o conhecimento já existente nestas organizações em experiências customizadas para as suas audiências de uma forma mais rápida, escalável e de menor custo.

Já pagas o teu salário?

Não.

O que dirias ao CEO da concorrência se te cruzasses com ele no corredor?

Diria “olá” e perguntava como está a correr o negócio.

Quantas horas trabalhas por dia?

50-60 horas por semana.

O que deixaste de fazer para seres um empreendedor com sucesso?

Nada.

O que passaste a fazer para seres um empreendedor de sucesso?

Deixei de pensar apenas em ideias e conceitos e comecei a executá-las.

Qual o empreendedor ou empresa que mais te inspirou em Portugal?

Gosto de ouvir a Cristina Fonseca.

E lá fora?

Ninguém em particular, mas de uma forma geral gosto da mentalidade empreendedora na cultura da América do Norte.

Se fosses patrão de uma grande empresa, o que dirias a ti próprio para te convenceres a trabalhar nessa empresa em vez de uma startup?

Explicava da forma mais clara possível o estado atual e a visão para o futuro da empresa e o tipo de desafios a resolver. Explicava porque era a pessoa indicada para fazer parte dessa visão e de que forma iria ser compensado pelos sucessos.

Nascemos empreendedores ou a vida torna-nos empreendedores?

Acredito que qualquer pessoa se pode tornar um empreendedor, se assim quiser.

Numa só frase, o que dirias – mesmo – num elevador para convencer alguém a investir na tua empresa?

Queres fazer parte de uma startup premiada a nível internacional pelo seu impacto positivo na cultura e turismo, que desenvolve tecnologia state-of-the-art, e que tem o potencial de te trazer um retorno de 100-1000x? Estamos à procura de 500 mil euros.

Que balanço fazes até agora do teu percurso neste negócio?

Estou muito satisfeito com os resultados que obtivemos até agora e entusiasmado para ver como serão os próximos 12 meses.

Onde é que te imaginas daqui a 10 anos?

A tocar o sino de abertura na New York Stock Exchange. Estou a brincar, ainda não consigo fazer previsões a 10 anos!

Diz-me uma coisa indispensável para ti.

Perceber o significado, ou o impacto, daquilo que estou a fazer.

E uma coisa que não toleras?

Preguiça.


Zoomguide marca presença no evento What’s Next – Innovating Tourism, promovido pelo NEST – Centro de Inovação do Turismo, que terá lugar de 16 a 20 de março na 33ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa.