Acredita Portugal: Até 17 de fevereiro à espera das novas ideias de negócio
Trata-se do maior concurso de empreendedorismo de Portugal e o segundo maior a nível mundial, e pretende apoiar qualquer pessoa com uma ideia de negócio, independentemente da idade, nível de formação e localização no território nacional, apoiando projetos promissores com know-how especializado para o seu desenvolvimento e avaliação. Os melhores projetos têm contacto direto com investidores, especialistas e mentores, assim como o acesso a formação personalizada e a oportunidade de integrar um programa de pré-aceleração.
Os Prémios do Concurso Montepio Acredita Portugal repartem-se nas seguintes categorias:
-
O Prémio Brisa Mobilidade destina-se aos projetos relacionados com serviços e/ou soluções tecnológicas que contribuam para melhorar a eficiência e a integração dos sistemas de mobilidade, ou para criar novas ofertas de mobilidade ou, ainda, que contribuam para um upgrade da conectividade dos sistemas de transportes, urbanos e não-urbanos, de passageiros e comerciais, nas perspetivas digital e comportamental.
-
O Prémio K.Tech, apoiado pela consultora KCS iT, destina-se a todos os projetos relacionados com as novas tecnologia de informação e com a implementação destas tecnologias em áreas de negócio tradicionais.
-
Além de patrocinador principal, a Caixa Económica Montepio Geral promove o Prémio Empreendedorismo Social, que premeia projetos empreendedores com impacto social positivo no país ou na comunidade.
-
O Prémio “H2O Inovação by Águas de Gaia“ visa identificar, premiar e apoiar empresários em fase de criação e/ou expansão de negócios relacionados com o setor da água, saneamento e gestão de águas pluviais. Tem ainda por objetivo dinamizar o espírito de iniciativa e distinguir os promotores de empresas inovadoras do setor, valorizando o projeto de forma integrada, de acordo com critérios assentes no potencial do negócio e no perfil dos empreendedores.
-
O Prémio Autónoma distingue projetos de comunicação nas áreas de marketing, jornalismo e/ou publicidade, aplicadas a uma área de negócio O prémio irá privilegiar os projetos que apostam na criatividade e na inovação.
As inscrições podem ser submetidas online, de forma gratuita através do site www.acreditaportugal.pt.
Projetos apoiados pela Acredita Portugal faturam entre 0,34% e 0,73% do PIB português
No momento em que se desenrola a 9ª edição do concurso, a associação avaliou o impacto dos últimos anos da iniciativa na economia portuguesa e traçou um perfil aos mais de 80.000 projetos apoiados até ao momento, apurando que que 22% dos projetos lançados – um total estimado de 17.745 – encontram-se ativos e representam entre 0,34% e 0,73% do PIB português.
Para Fernando Fraga, Diretor de Inovação da Acredita Portugal “os candidatos com os quais contactamos estão mais informados, têm uma visão de oportunidades distinta e são também mais exigentes na procura que fazem das plataformas para potenciar a sua ideia de negócio”.