Açores querem atrair startups com “impostos baixos e qualidade de vida”
por Gabriel Lagoa | 8 de Dezembro, 2025
Os Açores apostam em vantagens fiscais e conectividade para se posicionarem como destino alternativo para empresas tecnológicas.
Os Açores têm um plano em marcha para atrair startups e outras empresas. E esse plano passa por mostrar que há vida para além de Lisboa e do Porto. A mensagem ficou clara durante o evento IA & Negócios, que decorreu no início do mês no Nonagon, o Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel.
Numa entrevista à margem do evento, Luís de Almeida, presidente do Conselho de Administração da Associação Nonagon, começa por dizer que “temos os impostos mais baixos da União Europeia para empresas pequenas”. Para empresas grandes, os valores ficam 30% abaixo de Portugal continental, defende. O IVA e o IRS também beneficiam de reduções. “Facilmente uma empresa tem 50% de apoio ao investimento”, acrescenta.
Mas os números não são o único argumento do responsável. A localização geográfica surge como trunfo estratégico. Os Açores ficam a quatro horas de voo de Nova Iorque,...
Se já o fizeste e este aviso apareceu novamente, é porque o nosso site faz uma nova validação de registos passado algum tempo. Basta colocares o e-mail outra vez.Regista-te gratuitamente para continuares a ler