A startup georgiana Theneo vence a competição de startups do Web Summit
por The Next Big Idea | 4 de Novembro, 2022
A empresa de inteligência artificial da Geórgia é a primeira do seu país a vencer uma competição global de startups.
O PITCH, em parceria com a Siemens, é a competição de startups da Web Summit, reunindo em palco os líderes mundiais de startups early-stage. 105 das 2.296 startups exibidas na Web Summit competiram nas rondas de grupo da PITCH. A final, realizada no Palco Central do Web Summit esta tarde, viu a Theneo coroada como vencedora na edição de 2022, com a Gataca, uma startup de soluções de software de Espanha, e a Biome Diagnostics, uma startup de tecnologia médica e farmacêutica da Áustria, que terminaram como finalistas.
Os três finalistas foram apresentados a um júri composto pelo presidente da Y Combinator Geoff Ralston, pelo co-fundador e CEO da Monte Carlo, Barr Moses, pela sócia fundadora e CEO da 500 Global, Christine Tsai, e por Bettina Rotermund, da Siemens Xcelerator – todos nomes importantes no mundo do investimento e das startups.
Theneo é uma plataforma de IA que permite aos utilizadores importar colecções de API, e arrastar e largar pedidos, e convertê-los numa variedade de linguagens de programação. Como ferramenta API, a Theneo foi concebida para todos os membros da equipa, desde programadores a membros não técnicos da equipa.
“O engraçado é que, no ano passado, não entrámos de todo no concurso PITCH. Eu estava a assistir como participante, e disse: ‘Um dia, quero estar lá no palco’. Não esperava chegar às meias-finais este ano, mas aconteceu, e depois as finais. Parece surreal”, disse Ana Robakidze, fundadora e CEO da Theneo.
Theneo apoia a tendência dos últimos três anos, durante os quais os vencedores da PITCH – Smartex, Lalibela Global-Networks e Nutrix – foram todos estrelas da Medtech.
“Somos a primeira empresa georgiana a ir tão longe em qualquer tipo de grande concurso de startups. Por isso, sinto que é mais do que apenas eu ou a minha empresa. Também representa muito para o meu país. Infelizmente, não há muita gente que saiba sobre o ecossistema de startups na Geórgia. Há tantas startups incríveis, e sinto que também as represento”.
O vencedor da PITCH no ano passado, Smartex – uma empresa medtech do Porto – revelou em palco na Web Summit ontem que angariou 25 milhões de dólares na sua ronda de financiamento da Série A.