A plataforma portuguesa que usa IA para o marketing de infuência levantou 5,6 milhões de euros
por The Next Big Idea | 20 de Junho, 2025
A Primetag é uma startup em “crescimento rápido” que ajuda as marcas a medir o desempenho dos influenciadores.
A operação foi liderada pelas sociedades de capital de risco Indico Capital Partners e Iberis Capital, e deverá permitir à empresa escalar e desenvolver o Universe, a solução de inteligência artificial que, segundo a empresa “é já tida como a mais avançada do setor”.
O Universe agrega mais de três mil milhões de conteúdos criados por influenciadores, distribuídos por mais de 50 mercados. Esta ferramenta permite automatizar e otimizar até 80% das tarefas operacionais como:
- Análise de mercado e da concorrência,
- Avaliação de criadores,
- Planeamento de campanhas,
- Benchmarking
- Reporting
“O reforço do apoio por parte da Indico e da Iberis valida a nossa abordagem inovadora. Este financiamento adicional permite-nos acelerar o crescimento e consolidar o Universe como a solução definitiva, baseada em IA, para análise no marketing de influenciadores. Queremos resolver o grande desafio estrutural do setor: a falta de escalabilidade operacional, quando comparado com outras disciplinas da publicidade digital”, afirma Manuel Albuquerque, CEO da Primetag.
A abordagem da Primetag já atraiu agências nos Estados Unidos, Reino Unido, América Latina e no mercado europeu.
“Com uma utilização sofisticada de inteligência artificial e uma base de dados abrangente, a Primetag está a redefinir a forma como o marketing de influenciadores é pensado e escalado. Está posicionada para se tornar uma referência global na inovação deste setor”, afirma Stephan de Moraes, sócio-gerente da Indico Capital Partners.
Subscreve a nossa newsletter NEXT, onde todas as segundas-feiras podes ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.