A nova solução tecnológica que reduz idas às urgências em 60%
por Gabriel Lagoa | 9 de Dezembro, 2024
Uma nova solução digital permite à ULSLA melhorar a coordenação e o acompanhamento de doentes crónicos, envolvendo equipas hospitalares e comunitárias.
A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) lançou um sistema digital para apoiar a equipa de Gestão de Caso no acompanhamento de Doentes Crónicos Complexos. Desenvolvido em colaboração com a Inetum, o projeto visa uniformizar a prática clínica, melhorar a comunicação entre profissionais e centralizar a gestão de dados. A iniciativa foi recentemente distinguida com o Top Health Award na categoria de Integração de Cuidados.
Criada em 2012, a ULSLA iniciou em 2016 os preparativos para a implementação do programa de Gestão de Caso, que arrancou em 2017. Segundo Cátia Albino, médica coordenadora da equipa hospitalar, o programa já permitiu reduções significativas na utilização de serviços de saúde: entre 57% e 61% nas idas ao serviço de urgência e entre 52% e 60% nas taxas de internamento.
A solução tecnológica, concebida pela Inetum, permite que todos os profissionais de saúde referenciem utentes para o programa de forma integrada e digital. A equipa de Gestão de Caso hospitalar, responsável por coordenar as equipas comunitárias, tem agora acesso online a informação detalhada dos utentes abrangidos, possibilitando a monitorização em tempo real da atividade das equipas.
Adelaide Belo, coordenadora do programa, destaca que a informatização trouxe maior eficiência ao acompanhamento dos utentes. “A equipa de coordenação passou a ter acesso permanente a dados essenciais, como admissões ou rejeições no programa e o cumprimento de indicadores de acompanhamento. Isto minimiza assincronias entre equipas e facilita a gestão centralizada de cuidados.”
O sistema inclui ainda uma WebApp para utentes ou cuidadores, permitindo o acesso a informações como consultas, medicação e planos de cuidados. Esta funcionalidade visa melhorar a adesão dos utentes aos seus planos de saúde, simplificando o acesso e o acompanhamento dos diferentes serviços.
Para os profissionais, a ferramenta oferece benefícios como alertas automáticos para contactos em falta e acesso mais rápido à informação necessária. Vítor Gomes, gestor de caso do Centro de Saúde de Odemira, salienta que esta solução representa um avanço qualitativo no acompanhamento dos utentes. “Uma visão centralizada do utente entre todas as unidades de saúde da ULSLA é essencial para uma boa e eficiente Gestão de Caso, com vista a uma atenção mais próxima, coordenada e centralizada”, afirmou.
Pedro Gomes Santos, CEO da Inetum Portugal, sublinhou o impacto positivo do projeto tanto para o setor público como para os cidadãos. A implementação “com recurso a soluções Microsoft permitiu uma redução da sobrecarga no sistema de saúde e um acompanhamento mais próximo e coordenado dos utentes”, referiu.
A Inetum é uma empresa europeia líder em serviços digitais, com presença em 19 países e cerca de 28 mil colaboradores a nível global. Em 2023, o grupo registou um volume de negócios de 2,5 mil milhões de euros, com a Península Ibérica a representar um terço desse valor.
A parceria entre a ULSLA e a Inetum ilustra o papel crescente da transformação digital na modernização do sistema de saúde, promovendo maior eficiência, coordenação e proximidade no acompanhamento de utentes crónicos.
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