A maior loja inteligente do mundo é portuguesa (e fica em Leiria)
por Gabriel Lagoa | 14 de Janeiro, 2025
Com a tecnologia da Sensei, os clientes do Continente podem agora fazer compras sem passar pela caixa tradicional.
O Continente inaugurou na semana passada, em Leiria, a maior loja inteligente do mundo, num investimento de 6 milhões de euros que integra tecnologia de ponta desenvolvida pela startup portuguesa Sensei. O novo Continente Bom Dia, localizado em São Romão, oferece aos clientes a possibilidade de fazer compras sem necessidade de passar pela caixa tradicional.
Como?
Com mais de 1200 metros quadrados, a loja apresenta um sistema de smart checkout que utiliza visão computacional e algoritmos de Inteligência Artificial (IA) para registar automaticamente os produtos escolhidos pelos clientes. Do valor total investido, 1,5 milhões de euros foram aplicados especificamente na implementação desta tecnologia.
O sistema de smart checkout funciona através de prateleiras sensorizadas com balanças e câmaras que detetam automaticamente os produtos escolhidos pelos clientes. À medida que as pessoas fazem as suas compras, a tecnologia cria um carrinho virtual em tempo real. No final, basta validar e efetuar o pagamento.
Para produtos de peso variável, como frutas e legumes, os clientes devem utilizar as balanças e dispositivos de scanning disponíveis na loja. Na peixaria, que mantém o atendimento personalizado, os colaboradores são responsáveis por adicionar os artigos ao carrinho virtual dos clientes que optam pelo smart checkout.
Tecnologia com ADN português
O projeto resulta de uma parceria com a Sensei, empresa tecnológica portuguesa fundada em 2017 que já angariou 21 milhões de euros em financiamento. Com uma equipa de 70 pessoas, a Sensei foi pioneira na inauguração de lojas totalmente autónomas na Europa e no Brasil.
“Somos obcecados por criar a melhor experiência de loja para cada retalhista com quem trabalhamos. Desenvolvemos uma tecnologia quase invisível, que integramos nas lojas, mas com um impacto gigante no tempo e experiência de compra de cada cliente, e na eficiência da loja e do negócio”, disse Vasco Portugal, em entrevista ao The Next Big Idea no final do ano passado.
A nova loja mantém um formato híbrido, com seis caixas autónomas (que incluem smart checkouts e self checkouts) e duas caixas tradicionais com operador. O espaço dispõe ainda de um parque de estacionamento gratuito e quatro postos de carregamento para veículos elétricos.
Uma loja mais humana?
“Quando eu era mais novo, havia o supermercado de rua onde encontrávamos sempre a mesma senhora, que conhecíamos pelo nome e que estabelecia uma relação connosco, explicava-nos quais os produtos recém-chegados. Acho que é isso que a tecnologia está a permitir: uma mudança para uma loja mais humana, onde as pessoas estão a fazer um trabalho mais humano, e aquele trabalho que é mecânico passa a ser feito pela máquina”, acrescentou o CEO.
Vasco Portugal rematou dizendo que “qualquer pessoa que chega a um dos nossos supermercados entra sem se aperceber que está numa loja diferente do normal; é uma loja aberta ao público, que não depende minimamente de ter uma aplicação instalada”, detalhou Vasco Portugal. Esta abordagem, segundo o responsável, torna as lojas da Sensei 100% inclusivas e adaptadas à experiência de retalho atual, sem forçar os clientes a adaptarem-se à tecnologia.
A maior loja inteligente do mundo foi financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência e criou 28 novos postos de trabalho.