Voltar | Consumo

A importância da economia prata. “Há que mudar a visão que temos sobre esta geração”

por Marta Amaral | 5 de Novembro, 2025

É esta a principal conclusão de Luís Anula, CEO da MAPFRE Portugal, durante a apresentação do II Barómetro do Consumidor Sénior, um estudo que traça o retrato de uma geração que, apesar da sua relevância, ainda se sente invisível.

“Durante muito tempo falou-se apenas das consequências negativas, o chamado inverno demográfico, mas hoje, apesar dos desafios, há cada vez mais oportunidades. Existe uma visão mais positiva sobre o fenómeno do envelhecimento”, sublinha Juan Palácios, diretor do Instituto Ageingnomics, o centro de investigação responsável pelo estudo.

Esta segunda edição do barómetro, que atualiza a análise feita há cinco anos, procurou identificar as novas prioridades de consumo e comportamento das pessoas com mais de 55 anos. O objetivo foi compreender a relação desta geração com o mundo digital, o turismo, a reforma e a saúde, tanto no modo como cuidam de si como no papel de cuidadores. “A resposta a estes indicadores ajuda-nos a construir uma visão mais otimista”, afirmam os investigadores.

Regista-te gratuitamente para continuares a ler

Se já o fizeste e este aviso apareceu novamente, é porque o nosso site faz uma nova validação de registos passado algum tempo. Basta colocares o e-mail outra vez.