A Exclusible olha para a Farfetch e acredita que pode tornar-se a plataforma de referência para o luxo digital
por The Next Big Idea | 31 de Agosto, 2021
A Exclusible é uma plataforma de ativos digitais que permite às marcas de luxo publicar e vender NFTs exclusivos e personalizados. Acaba de obter 2,2 milhões para lançar uma plataforma global de NFTs de luxo.
A Indico Capital Partners, a Tioga Capital e a White Star Capital co-lideraram a ronda de investimento que permitiu à Exclusible obter um financiamento de 2,2 milhões de euros. Entre os investidores, conta-se também a participação da Shilling e vários business angels, incluindo o campeão de Fórmula E António Félix da Costa e o piloto Mitch Evans através da APEX Capital. O financiamento visa apoiar a startup no lançamento da plataforma de ativos digitais, previsto para o último trimestre de 2021.
Os NFTs (non-fungible tokens) – um meio de registo na blockchain que certifica que um ativo digital é único – têm sido um dos produtos tecnológicos em destaque este ano , com várias iniciativas mediáticas, desde a venda de obras de arte neste novo suporte digital exclusivo a momentos memoráveis em modalidades como o basquetebol e o futebol. Os NFTs podem ser utilizados para certificar a autenticidade de fotos, vídeos e áudio, entre outros tipos de ficheiros digitais.
Neste âmbito, a Exclusible identificou uma procura online digital específica e crescente por marcas de luxo, à medida que cada vez mais cripto-entusiastas, colecionadores e o público que compra produtos de luxo, procura também investir em bens digitais, cuja comprovada escassez é garantida pela blockchain. Os NFTs têm demonstrado um forte aumento de procura, com vendas superiores a 1,2 mil milhões de dólares em julho – o equivalente a quase metade do volume de vendas observado durante o primeiro semestre de 2021.
Depois de adquirido, um NFT pode ser exibido na galeria digital do utilizador (incluindo em plataformas de realidade virtual ou aumentada), partilhado nas redes sociais ou vendido no mercado secundário. O objetivo da Exclusible passa por atrair quer entusiastas de NFTs, quer consumidores de luxo tradicionais, para que possam transacionar em criptomoeda ou outros meios de pagamento tradicionais, como cartões de crédito. Inspirada no modelo de marketplaces de luxo como a Net-a-porter ou a Farfetch, a Exclusible ambiciona tornar-se a plataforma de referência para o luxo digital.
“Temos a convicção de que irá acontecer uma migração progressiva da nossa vida social e digital para metaversos (universos virtuais), e que as marcas tradicionais vão querer estar presentes neste espaço. Isto será decisivo para a indústria de luxo, dada a importância do valor das suas marcas e a necessidade de estarem presentes onde estão os consumidores”, disse Thibault Launay, co-fundador, CEO da empresa fundada em Portugal e um experiente colecionador de NFTs global, baseado em Cascais.
“Temos a missão de ajudar as marcas a transitar para o Metaverso, ao mesmo tempo que oferecemos aos colecionadores um mercado de referência para comprar, trocar e exibir NFTs emitidos pelas marcas de luxo”, afirma, por seu lado, Romain Girbal, co-fundador.
“Todas as economias são construídas em torno da escassez. Atualmente, com os NFTs, praticamente qualquer ficheiro digital pode ser um recurso escasso que repentinamente abre a possibilidade de economias nativas verdadeiramente digitais. Acreditamos que o Thibault e a incrível equipa global da Exclusible encontraram um posicionamento único no mercado ao focarem-se no luxo – onde a escassez é fundamental para a oferta. Estamos entusiasmados para aprofundar a parceria com a equipa nesta jornada de crescimento que temos pela frente”, disse Nicolas Priem, Sócio da Tioga Capital. Uma ideia partilhada por Stephan Morais, presidente da Indico Partners, que salienta o facto de as marcas de luxo conterem “ativos digitais de grande valor onde a exclusividade da propriedade é altamente valorizada pelos consumidores dessas marcas”. “A Exclusible junta de forma natural esses ativos com fãs e colecionadores”, acrescenta.
Os utilizadores da plataforma serão incentivados a partilhar os seus NFTs e a construir uma comunidade interativa com elementos sociais e de gamificação em torno das marcas. A Exclusible tem já cartas de intenção assinadas com designers globais de referência e está em negociações com diversas marcas de luxo em todo o mundo.
Mais sobre NFT: