A Europa tem um problema (e chama-se EUA). Já estreou o primeiro episódio de “Beyond The Summit”
por Gabriel Lagoa | 11 de Dezembro, 2024
No primeiro episódio de “Beyond The Summit”, mergulhamos nas estratégias da União Europeia para competir com os Estados Unidos na atração e retenção de startups, através de conversas com os principais decisores do setor.
A Europa continua a perder as suas startups para os Estados Unidos? É esta a questão central do primeiro episódio de “Beyond The Summit”, uma minissérie de três episódios com base nas conversas que o Gabriel Lagoa e Miguel Magalhães estiveram a conduzir ao longo dos três dias da Web Summit, em parceria com o Banco Europeu de Investimento (BEI) e o Fundo Europeu de Investimento (FEI).
Com testemunhos de Marjut Falkstedt, Chief Executive do FEI, Miguel Alves, Country Manager do FEI, Gelsomina Vigliotti, Vice-President do BEI, e outros líderes do setor, o primeiro episódio conta como o Velho Continente arregaçou as mangas e meteu as mãos à obra para manter na Europa as suas empresas em crescimento.
Os números mostram duas realidades bem diferentes: em 2024, só na área da Inteligência Artificial, os Estados Unidos investiram 47 mil milhões de dólares, superando em 2 mil milhões todo o investimento europeu em startups. No entanto, a Europa não está parada – o continente multiplicou por cinco o número de startups numa década, passando de 7.800 empresas em fase inicial em 2015 para 35.000 em 2024, e conta atualmente com 358 unicórnios.
Para enfrentar este desafio, a União Europeia lançou a European Tech Champions Initiative, um plano de 3,85 mil milhões de euros para investir em mega fundos capazes de realizar investimentos superiores a 50 milhões de euros por empresa. O episódio revela ainda como instrumentos financeiros, como o venture debt do Banco Europeu de Investimento, estão a criar alternativas para as startups europeias crescerem sem necessitarem de atravessar o Atlântico.
A “Beyond The Summit” é uma minissérie The Next Big Idea produzida durante a Web Summit. Todos os episódios serão disponibilizados durante as próximas semanas. Subscreve já o nosso canal para não perderes nenhum deles.