A eficiência energética vai estar à distância de um clique… ou de um jogo
Há um projeto europeu que, até 2020, vai desenvolver soluções ligadas à eficiência energética. Mas, mais do que ser um projeto europeu, é um projeto liderado por Portugal. O FEEdBACk é financiado ao abrigo do programa de investigação e inovação da Comissão Europeia Horizon 2020, através do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), no Porto, onde está a ser instalada uma das três áreas de demonstração do projeto. As restantes estão localizadas em Espanha (edifícios no Município de El Prat, Barcelona) e na Alemanha (zona residencial em Lippe).
Assim, além de Portugal existem mais países que estão a trabalhar para “promover, estimular e produzir uma energia mais eficiente”: Holanda, Suíça, Espanha, Reino Unido, Dinamarca e Alemanha. São oito instituições de sete países com um objetivo comum, que só pode ser atingido através de mudanças comportamentais.
Nesse sentido, está a ser desenvolvida uma “plataforma de gamificação”. “Estamos a trabalhar numa aplicação móvel, cuja interface será interativa e amigável, para motivar uma utilização mais eficiente da energia através de mensagens personalizadas e competição entre pares. A ideia é que esta aplicação ajude a que sejam feitas pequenas alterações nos hábitos diários que, por sua vez, conduzam a poupanças energéticas e financeiras grandes quer nas casas dos consumidores quer nos locais de trabalho”, explica Filipe Joel Soares, investigador sénior do Centro de Sistemas de Energia do INESC TEC e responsável pelo projeto.
Mas como é que um jogo pode mudar hábitos? É simples: através do confronto com questionários que colocam as pessoas à prova sobre as decisões tomadas no dia a dia quanto a comportamentos “energeticamente eficientes” ou até com “painéis de jogo” onde são comparados desempenhos energéticos com outros utilizadores. No fim, pode partilhar tudo nas redes sociais, de modo a sensibilizar mais pessoas.