A Web Summit das Américas vai mudar-se para Toronto. E o Canadá está apostado em ser o novo país mais sexy para startups
A cerca de um ano de acontecer, os olhos dos empreendedores americanos já se encontram postos em Toronto. É de 20 a 23 de Maio de 2019 que vai ocorrer a Collison, a Web Summit americana, na maior cidade e centro financeiro do Canadá.
A conferência “irmã" da Web Summit já esteve em Las Vegas e em New Orleans e agora está de malas feitas para o Enercare Center. Estão previstos, a partir da edição deste ano, cerca de 25 mil participantes, totalizando presenças de mais de 120 países.
O anúncio foi feito por Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, num vídeo partilhado no Facebook da Web Summit. “Bem-vinda ao Canadá, Collision. Estou feliz por Toronto ter sido escolhido para sede da conferência de tecnologia que mais cresce na América do Norte. A Collision trará ainda mais mais energia e visão para o cenário tecnológico de Toronto”.
Paddy Cosgrave, CEO da Collision, também deixou uma mensagem na página da conferência. “Agora é um momento especial para o Canadá e para Toronto. Há tanta energia na cidade, uma atmosfera tão aberta, cosmopolita e global. Grandes empresas estão a começar aqui e estão a sair talentos incríveis da Universidade de Waterloo e de outras instituições”. A mudança de local é justiçada também por Cosgrave. “New Orleans, a casa da Collision há três anos, é uma cidade muito especial, mas à medida que a Collision cresce é necessário encontrar uma base maior globalmente conectada”.
E há o reconhecimento do Canadá como lugar propício para inovar. “Acredito que o Canadá e Toronto tenham vivido, até certo ponto, na sombra tecnológica da América, mas isso está a mudar rapidamente. Uma nova onda de fundadores canadianos está a construir empresas, não apenas no Canadá, mas em todo o mundo. No exato momento em que alguns países por todo o mundo estão a fechar as suas fronteiras, quando a intolerância está em alta, Toronto representa diversidade e inclusão”, afirmou.
Neste sentido, é referido o facto de nos anos anteriores alguns empresários internacionais não terem conseguido entrar em New Orleans, por terem os seus vistos negados. E agora isso acabou. “O Canadá está a acompanhar rapidamente os vistos internacionais de trabalho”. Para isso, contam com o apoio de Justin Trudeau e de John Tory, autarca da cidade de Toronto.
A região de Toronto tem o maior setor de tecnologia do Canadá e o terceiro maior da América do Norte. O setor emprega 401.000 pessoas em 18.000 empresas de tecnologia, respondendo por 15% de todos os empregos na região de Toronto, lê-se na página do anúncio. Além disso, o crescimento do setor de tecnologia regional ultrapassou o de Nova Iorque e o de São Francisco no ano de 2016. Por isso, Toronto terá mais empregos relacionados com tecnologia do que Silicon Valey no espaço de dois anos, atraindo grandes players globais e startups.