Voltar | Startup Life

TechDays: o futuro vai passar por aqui

por | 10 de Outubro, 2018

TechDays: o futuro vai passar por aqui

Cidades inteligentes, indústria 4.0, economia circular, talento e competências, mobilidade e ainda gaming e estrelas de YouTube. É isto que espera quem visitar nos próximos três dias o TechDays em Aveiro. "Isto" e ainda a presença de dezenas de empresas e de propostas de inivação, algumas das quais sairão do laboratório pela primeira vez aqui.

Em 2018, a Dinamarca ficou em primeiro lugar no ranking do World Economic Forum referente ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional – além de ser um dos países com melhores níveis de satisfação das pessoas com o trabalho que desempenham. O país é igualmente referência nos rankings da Comissão Europeia respeitantes a justiça, igualdade e mobilidade social. Isto além de ter o mais elevado nível de confiança na sociedade da Europa, a diferença mais pequena entre empregabilidade entre homens e mulheres na OCDE.

Não é por acaso que é alvo de estudo em vários domínios e também não é por acaso que será uma das cidades em destaque no primeiro painel de debate dedicado às Cidades Inteligentes. Vamos ouvir falar de um plano em específico – o Plano Climático CPH 2025 criado pela capital dinamarquesa com o objetivo de se tornar na primeira capital neutra em emissões de carbono. "Trata-se de uma cooperação estreita entre governo, empresas, instituições de conhecimento e os ‘Copenhageners’”, assegura Oliver Hall, responsável pelos investimentos em tecnologia no âmbito desta iniciativa.

Além de Copenhaga, vamos também conhecer propostas no domínio das soluções de smart cities de outras cidades europeias: Santander, Dublin e, claro, Aveiro. A sessão “Smart Cities”, inserida no âmbito da Rede CENCYL+, pretende promover a partilha de boas-práticas de cidades europeias com estratégias de Cidades Inteligentes implementadas, reunindo, no mesmo evento, políticos, técnicos de cidades e empresas que trabalham a temática IoT (“Internet das Coisas”).

Outro dos temas em destaque no primeiro dia do evento será Indústria 4.0. A chamada Quarta Revolução Industrial, agora em curso, irá introduzir tecnologias digitais em todos os sectores, sendo necessário, à indústria, perceber quais os investimentos em infra-estruturas tecnológicas, em ciência e na qualificação de recursos humanos se de- vem realizar para acompanhar esta mudança.

O programa do evento é extenso e diversificado, procurando espelhar as várias frentes da inovação e da tecnologia, com particular enfoque para as soluções que envolvem o espaço da casa, das cidades e da indústria.

Fora do auditório o espaço é dedicado a iniciativas paralelas – como torneios de gaming e atuações de youtubers – e à apresentação de soluções de inovação nos mais diversos domínios. A Altice Labs, que é também “Main Sponsor” do evento, irá, por exemplo, focar a sua presença em quatro grandes espaços tecnológicos: Redes 5G, Inteligência Artificial e “Virtual Assistants” (BOTs), “Internet of Things” e “Smart cities” e TV Digital e Interactiva.

Para a Inteligência Artificial, por exemplo, a Altice irá apresentar um “robot”, desenvolvido em parceria com uma empresa bem conhecida no The Next Big Idea, a Follow Inspiration, que apresenta soluções de identificação de pessoas e serviços de “follow me”. Para além disso, o robot, com conetividade de banda larga, tem dois ecrãs: um ecrã exclusivo para visualização de conteúdos (sem interacção) e um ecrã “touch”, exclusivo para interação.

Será também apresentada uma aplicação de Realidade Aumentada (RA) para a gestão de eventos virtuais que, com base no contexto fornecido por sensores de localização, permite tirar fotografias com personagens 3D virtuais e publicá-las no Facebook. Comandar a televisão apenas com instruções de voz tem sido um objectivo que parece estar cada vez mais próximo de se conseguir atingir. Neste demonstrador, que resulta de um projecto de investigação em parceria com a UA, no âmbito do projecto Mobilizador P2020 CHIC, tenciona-se ir um pouco mais longe do que apenas o controle da TV com comandos directos. No TechDays vai ser possível assistir a um diálogo que permita uma série de perguntas e respostas entre o utilizador e a assistente pessoal de voz.

A Bosch será também uma das grandes empresas a marcar presença levando ao evento as inovações do último ano ao nível da I&D, que se têm centrado, essencialmente, na conetividade para as casas, tornando- as mais inteligentes e amigas do ambiente. Serão apresentadas soluções no aquecimento de águas domésticas e aquecimento central, concretamente bombas de calor, esquentadores, caldeiras e equipamentos de aquecimento eléctrico.

O projecto “Smart Green Homes”, desenvolvido em parceria com a Universidade de Aveiro, já conta com dois anos de execução e será uma das referências da presença da empresa. Tem como objectivo o desenvolvimento de soluções integradas para uma nova geração de produtos e tecnologias para ambiente doméstico, elevando os padrões de conforto, segurança e satisfação de utilização a um novo nível e, ao mesmo tempo, dar resposta aos problemas de sustentabilidade do planeta, aumentando a eficiência energética e diminuindo as emissões de gases poluentes e o consumo de água nos produtos.

Com o intuito de demonstrar o sistema de radiolocalização, a Wavecom, uma empresa de engenharia portuguesa, apresentará também as suas soluções de radiolocalização para a indústria e as soluções de “In- ternet of Things” (IoT) para os municípios. |

Agendada para as 9.30 horas, a sessão de abertura do TechDays Aveiro 2018 contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, bem como do Reitor da Universidade de Aveiro (UA), Paulo Jorge Ferreira, do CEO da Altice, Alexandre Fonseca, e do embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Japão em Portugal, Jun Niime.