Tonic App e Medtronic, uma parceria para levar conteúdos e ferramentas à comunidade médica
Em menos de dois anos, a Tonic App chegou a 22% dos médicos portugueses e conquistou mais de 9.500 utilizadores. Agora, surge uma parceria que pode levar a aplicação a outro patamar: com a Medtronic, empresa líder em tecnologia médica.
Assim, a Tonic App, start-up portuguesa que desenvolveu uma aplicação móvel para conectar e informar os médicos, consegue que num único local seja possível também apoiar a decisão clínica e facilitar a referenciação de doentes dos cuidados primários para outras especialidades médicas em seis áreas terapêuticas: Doença de Parkinson, Hipertensão Arterial, Insuficiência Cardíaca, Esófago de Barrett, Fraturas Osteoporóticas e Síncope.
A campanha, que tem a duração de um ano, tem como objetivo disponibilizar conteúdos e ferramentas à comunidade médica através da aplicação, ajudando a diagnosticar, a tratar e a referenciar os doentes de modo mais eficiente, o que permite aos médicos centrarem-se na relação com o doente.
“Esta parceria traduz uma das prioridades da Medtronic: a melhoria dos cuidados de saúde em benefício do doente. Com este projeto de referenciação, que também vai aproximar a Medicina Geral e Familiar das outras especialidades médicas, pretendemos contribuir para uma melhor referenciação, o que consequentemente acelera o diagnóstico correto, o início do tratamento e reduz o tempo de evolução da doença, bem como o impacto da mesma na qualidade de vida dos doentes”, afirma o diretor-geral da Medtronic, Luís Lopes Pereira.
Para facilitar o acesso ao conhecimento pelos médicos, o projeto aposta em recursos distintos, como árvores de apoio ao diagnóstico e tratamento, critérios e mapas de referenciação para doenças de difícil diagnóstico e/ou tratamento, vídeos de especialistas reconhecidos sobre as técnicas mais recentes e também fóruns de discussão de casos clínicos entre médicos nacionais e internacionais.
“Esta parceria com a Medtronic vai apoiar sobretudo os médicos de família, mas não só, que já representam 26% do total de utilizadores da aplicação e 43% de todos estes especialistas em Portugal. A Medtronic permite assim à Tonic App dar acesso a recursos aos seus utilizadores médicos que de outro modo não teríamos capacidade para disponibilizar”, explica Daniela Seixas, médica e CEO da Tonic App.
A aplicação venceu em 2018 o segundo prémio da competição de aplicações médicas da MEDICA, a maior feira de saúde do mundo e foi nomeada pela revista Forbes como uma das 60 startups lideradas por mulheres que estão “a agitar a tecnologia pelo globo”.
Sobre a Tonic App, veja também o episódio exibido na SIC Notícias.