Compre agora e use depois. Preserve.pt, uma ideia simples para ajudar os pequenos negócios
Todos têm emprego, mas todos tinham também alguma razão para quererem ajudar os negócios locais que, de uma semana para a outra, se viram sem clientes, sem receitas mas com contas para pagar. Foi este objetivo que juntou um grupo de voluntários que não se conheciam mas que se encontraram no movimento tech4covid19 e acabaram juntos a criar o Preserve.
Ricardo Gonçalves é um desses voluntários e, no seu caso, o "empurrão" para querer encontrar uma solução veio através da situação de um amigo, dono de um pequeno hotel. "Sempre foi o sonho da vida dele", conta. E, como tantos outros, de um dia para o outro teve de fechar as portas e pensar como iria garantir ordenados e pagamentos a fornecedores.
Cafés, restaurantes, cabeleireiros, lojas de bairro, oficinas. Durante seis semanas, para milhares de pequenos empresários, tudo parou. Muitos não tinham como prestar o serviço fosse como fosse, outros, nomeadamente cafés e restaurantes, procuraram alguma compensação no take-away. Para todos, o mesmo problema: falta de dinheiro em caixa para fazer face às despesas do mês.
O Preserve.pt foi pensado para ser uma ajuda nessas contas. Como? Disponibilizando a possibilidade de compra de vouchers de acesso aos serviços, seja uma refeição, uma estadia ou um corte de cabelo, pagando já e consumindo depois.
O Preserve.pt esteve em destaque no The Next Big Idea desta semana na SIC Notícias.
Em cerca de um mês mais de 1400 comerciantes inscreveram-se na plataforma e foram vendidos vouchers no valor de 60 mil euros. As transações financeiras são realizadas pela euPago, que reduziu as comissões ao mínimo para que os destinatários fiquem com o maior valor possível, e o seguro do voucher é assegurado pela Ageas e pela Keep Warranty que garantem o valor da compra mesmo que o estabelecimento não reinicie a atividade ou tenha algum outro problema.
Marcas como a Super Bock, L’Oreal e MBWay também se associaram nomeadamente dando bónus a quem compre vouchers no Preserve.pt. A SuperBock lançou mesmo a sua própria iniciativa com a plataforma, designada Bock in Business, e visando ajudar bares, restaurantes e cafés.
“Amanhã a economia vai ser a primeira linha". Era o que nos dizia o Ricardo Gonçalves quando foi lançada a plataforma Preserve. O amanhã chegou rápido, mesmo que as semanas de confinamento tenham parecido uma verdadeira eternidade para a maioria de nós.
E depois de desconfinar?
Como já todos percebemos, será um caminho que faremos passo a passo.
E é nesse caminho que o Preserve se propõe manter a ajuda aos nossos sítios favoritos.