Fintech365: O futuro da banca pode passar por aqui
O programa vai decorrer durante os meses de março, abril e maio, de forma digital, e vai garantir acesso direto a gestores chave na banca e apoio à implementação de provas de conceito nas instituições financeiras. Durante três meses, startups de tecnologia financeira (fintech) vão resolver cinco desafios propondo soluções prontas a implementar em seis instituições financeiras – Banco CTT, BBVA, Caixa Geral de Depósitos, Fidelidade, Novo Banco e Unicre.
O setor das fintech tem estado em rápido crescimento e, em Portugal, o relatório da Portugal Fintech de 2020 identificou que as 30 principais fintechs do país já tinham conseguido, no total, um financiamento superior a 275 milhões de euros, o que mostra o potencial da indústria num mercado onde o acesso a investimento não é tão fácil como noutros territórios.
O objetivo da Fintech365 é desenhar o futuro dos serviços financeiros proporcionando aos players da banca e a startups da área financeira um espaço de co-criação de produtos digitais inovadores, que acelerem a digitalização do setor. Durante estes três meses, as fintechs vão beneficiar do acompanhamento de decisores-chave da indústria financeira em Portugal e também do suporte das plataformas tecnológicas da Microsoft.
“A Portugal Fintech tem como principal missão aproximar fintechs e incumbentes por forma a que a comunidade possa gerar sinergias que ajudem à digitalização da banca. Juntamo-nos agora à Microsoft para garantir que conseguimos, com um programa estruturado, mediar esta transição, estabelecendo uma ponte segura entre as duas partes e assim acelerar a transição digital e o lançamento de melhores soluções financeiras a nível nacional e internacional.”, explica António Ferrão (Portugal Fintech) responsável pelo programa.
O programa Microsoft for Startups está presente em 140 países e já possibilitou a aceleração demilhares de startups tecnológicas, alavancando uma rede de parceiros global. Integrado neste programa, o Fintech365 permitirá estimular o ecossistema de startups já estabelecido, expandindo o seu negócio a clientes dos setores da banca e seguro, bem como incorporar novas startups no programa da Microsoft.
“Na Microsoft, queremos potenciar o poder da tecnologia de forma a ajudar as organizações a inovar e criar novas oportunidades através da transformação digital. As startups são um elemento-chave no que respeita a inovação, uma vez que vão além dos limites e desafiam o status quo. Com a criação do Fintech 365, unimos as startups mais inovadoras e as principais
instituições financeiras para ajudar a acelerar a sua transformação digital”, destaca Andrea Rubei, Marketing and Operations Executive Director da Microsoft Portugal.
O Fintech 365 está dividido em quatro fases: a primeira, que consiste na comunicação dos desafios e na alocação das startups à instituição financeira com que vão trabalhar; numa segunda fase, serão definidos os objetivos da prova de conceito, assim como os seus requisitos técnicos e legais; na terceira fase, as startups vão partir para a implementação das suas propostas; e por fim, na fase final, os projetos serão apresentados numa sessão onde se pretende extrair aprendizagens e definir estratégias de próximos passos.
As candidaturas estão a decorrer até dia 5 de março no site do programa – fintech-365.com e pode participar qualquer startup fintech estabelecida no mercado que tenha desenvolvido um produto tecnológico para o setor financeiro.
- Subscreva a newsletter Next para receber histórias do mundo da inovação e das empresas no seu e-mail.
- Siga o The Next Big Idea no Instagram