Como o Médio Oriente se está a tornar o novo hot spot da inteligência artificial
por Gabriel Lagoa | 21 de Novembro, 2025
A Arábia Saudita, os Emirados e o Qatar estão a investir em centros de dados, parcerias com empresas dos Estados Unidos e infraestruturas energéticas para reposicionar a região na economia da inteligência artificial.
Há países no Médio Oriente que não querem ser conhecidos apenas pelo petróleo, luxo e futebol. Em países como a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos e o Qatar está em marcha um plano para reposicionar a região como um hot spot da inteligência artificial (IA).
Como? Através de uma combinação de investimento estatal, acordos com empresas dos Estados Unidos e uma rede crescente de centros de dados. Conta a Axios que um novo conjunto de acordos anunciados entre empresas norte-americanas e a Humain, uma empresa saudita de inteligência artificial apoiada pelo fundo soberano do país, reforça uma tendência que já vinha a ganhar força na região.
Na Arábia Saudita, a Humain tornou-se o principal veículo de expansão destas...
Regista-te gratuitamente para continuares a ler
Se já o fizeste e este aviso apareceu novamente, é porque o nosso site faz uma nova validação de registos passado algum tempo. Basta colocares o e-mail outra vez.