A startup espanhola que liga empresas a talento tecnológico anunciou a entrada no mercado português
por Marta Amaral | 14 de Novembro, 2025
A plataforma online Shakers promete “acelerar processos de recrutamento em apenas 48 horas”.
A Shakers, startup espanhola que liga empresas a trabalhadores flexíveis, anuncia a sua entrada no mercado português com o objetivo de acelerar o recrutamento de quadros seniores, em especial no setor tecnológico, em Portugal. A empresa, que marcou presença na Web Summit Lisboa esta semana, disponibiliza uma plataforma online que permite às empresas sediadas no nosso país encontrar, contratar e colaborar com o melhor talento qualificado, em apenas 48 horas.
“Acreditamos que Portugal reúne uma combinação única de know-how tecnológico e mentalidade empreendedora. Chegamos com a convicção de construir a próxima geração da forma de trabalhar e ajudar o tecido empresarial a formar equipas de alto desempenho em tempo recorde. Estamos muito entusiasmados por trazer para Portugal a mesma tração e impacto que alcançámos em Espanha”, afirma Nico de Luis, Co-founder e COO da Shakers.
Em comunicado, a startup afirma estar a revolucionar o ecossistema empresarial europeu, ajudando empresas a superar desafios tecnológicos, ligando-as a equipas com expertise digital para execução de projetos especializados. Entre as competências mais requisitadas através da plataforma, estão o desenvolvimento de aplicações móveis, migrações para a cloud, design de funcionalidades com base em Inteligência Artificial (IA) generativa, análise de dados e planos de cibersegurança.
Com o Shakers Verified – um conjunto de recursos tecnológicos e humanos, que avaliam e efetuam uma pré-seleção de candidatos – através de entrevistas com Inteligência Artificial (IA) e testes técnicos iniciais, é identificado o talento ideal para cada projeto, de “forma rápida, intuitiva e de acordo com os mais elevados padrões de qualidade” exigidos no recrutamento de expertise. A startup refere que com base neste “processo de aptidão”, conduzido pela ferramenta e pela equipa Shakers, apenas 7% dos candidatos cumprem os requisitos de acesso à plataforma, o que se traduz numa poupança de tempo para as empresas, garantindo que selecionam os melhores perfis para as oportunidades que têm em aberto.
Como parte da comunidade exclusiva da Shakers, os profissionais podem usufruir de diversos serviços e benefícios únicos – atribuídos por confiarem e utilizarem a plataforma – que vão muito além dos tradicionais.
A entrada em Portugal surge no seguimento de um financiamento de 14 milhões de euros, obtido numa ronda série A, liderada pela Partech e pela Kfund, que permitiu expandir a comunidade de talentos verificados para mais de 10.000 profissionais e acelerar o crescimento orgânico em novos canais e mercados europeus.
Portugal é a primeira paragem na expansão europeia da Shakers, seguindo-se, em breve, Itália e o Reino Unido. Fundada em 2021 por quatro empreendedores, nomeadamente Héctor Mata (CEO), Nico de Luis (COO), Adrián de Pedro (CPO) e Jaime Castillo (CRO), a plataforma conta já com mais de 450 clientes, entre os quais multinacionais como a Microsoft, Inditex e Accenture.
Subscreve a nossa newsletter, onde todas as terças e quintas podes ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.