Casa do Impacto já injetou 3,4 milhões em startups sociais. E há 70 projetos ativos
por Gabriel Lagoa | 5 de Novembro, 2025
Incubadora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa soma 480 projetos apoiados e 70 empresas residentes focadas em soluções sociais e ambientais.
A Casa do Impacto celebra sete anos de atividade com números que mostram o crescimento do ecossistema de empreendedorismo social em Portugal. Desde 2018, a incubadora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) disponibilizou 3.4 milhões de euros de investimento e apoiou mais de 480 empreendedores e projetos.
O espaço, que nasceu com o objetivo de preparar o futuro através da inovação, ganhou destaque nacional e europeu na criação de negócios com impacto positivo. A comunidade atual conta com 70 projetos residentes, dos quais 65% têm fundadoras ou líderes mulheres e 30% são de empreendedores internacionais.
Os projetos cobrem todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e atuam em áreas como saúde, longevidade, sustentabilidade, educação e inclusão social. Entre os exemplos estão startups como a Lampsy e a 55+, na área da saúde, a Net Zero e a Mykor, focadas em tecnologia sustentável, e a Class of Wonders e a Equivalence, dedicadas à educação e inclusão.
A Casa do Impacto tem sido um motor de transformação, um espaço no qual ideias transformam-se em soluções.
“Estes sete anos demonstram que o empreendedorismo de impacto é, cada vez mais, um eixo central da economia e da inovação. A Casa do Impacto tem sido um motor de transformação, um espaço no qual ideias transformam-se em soluções e onde a comunidade faz acontecer o futuro”, afirma Nuno Comando, diretor da Casa do Impacto.
Ao longo destes anos, a incubadora estabeleceu mais de 100 parcerias com empresas e instituições nacionais e internacionais, criou seis programas próprios e promoveu 15 projetos-piloto para teste em contexto real na Misericórdia de Lisboa. A atividade incluiu ainda mais de 900 sessões de mentoria e 550 eventos e workshops.
O reconhecimento internacional chegou através do Financial Times, que em 2024 e 2025 colocou a Casa do Impacto no ranking das Europe’s Leading Startup Hubs. É a única incubadora portuguesa na lista dedicada exclusivamente ao impacto social e ambiental.
Para o futuro, a Casa do Impacto quer aumentar o número de projetos incubados e reforçar o apoio à comunidade de empreendedores, com foco em tornar os modelos de negócio mais sustentáveis e escaláveis. A estratégia passa por ampliar a oferta de programas de curta e média duração, focados em áreas temáticas e comunidades vulneráveis, em parceria com entidades estratégicas.
Subscreve a nossa newsletter, onde todas as terças e quintas podes ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.