Voltar | Investimento

Indico Capital Partners entra em ronda de 10 milhões da italiana WSense

por Gabriel Lagoa | 27 de Outubro, 2025

A gestora portuguesa investiu na WSense, empresa italiana de tecnologia submarina, através do seu Blue Fund dedicado à economia azul.

A Indico Capital Partners anunciou um novo investimento, desta vez na italiana WSense. A operação, cujo valor total é de 10 milhões de euros, foi realizada em conjunto com a SIMEST e marca a entrada da capital de risco portuguesa num grupo de investidores que inclui a CDP Venture Capital SGR, Blue Ocean by SWEN, RunwayFBU, Axon Partners Group, Fincantieri e Rypples.

Com este reforço, a WSense eleva para mais de 25 milhões de euros o total de capital angariado desde que foi fundada. A empresa dedica-se às comunicações submarinas e desenvolve tecnologias que permitem a recolha de dados marinhos em tempo real.

Como funciona a tecnologia?

A tecnologia da WSense, conhecida como “Wi-Fi submarino”, cria redes sem fios adaptativas que permitem a comunicação entre sensores e veículos autónomos subaquáticos. As aplicações vão desde a monitorização de infraestruturas críticas à recolha de dados ambientais e apoio à transição energética.

Para Chiara Petrioli, CEO da empresa italiana, este investimento confirma o reconhecimento internacional da tecnologia desenvolvida pela WSense. “A entrada de novos investidores, como a Indico Capital Partners e a SIMEST, representa um forte reconhecimento do valor da nossa tecnologia e da nossa estratégia de crescimento internacional”, afirma a responsável, que sublinha que os novos fundos vão acelerar o desenvolvimento de soluções para a segurança de infraestruturas e a proteção dos oceanos.

Quanto a Stephan de Moraes, Managing General Partner da Indico Capital Partners, destaca que a aposta na WSense reflete o potencial das tecnologias marítimas e o papel crescente da Europa no setor. “A WSense é um exemplo das capacidades de deep tech italianas e das oportunidades que estão a surgir nas tecnologias relacionadas com o oceano”, afirma. 

Blue Fund estreia-se em novos mercados

A entrada da Indico na WSense marca também a expansão do Blue Fund, o fundo da gestora dedicado à economia azul, para o mercado italiano. Desde 2019, a Indico já investiu mais de 122 milhões de euros em 53 empresas, que no total captaram mais de 2,5 mil milhões de euros de investidores internacionais.

O mercado global de tecnologias submarinas deverá atingir um valor de 400 mil milhões de euros entre 2024 e 2030, dos quais cerca de 30 mil milhões correspondem a soluções tecnológicas.

Subscreve a nossa newsletter, onde todas as terças e quintas podes ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.