“Os erros não são tolerados da mesma forma”. Desigualdade de género na tecnologia piorou
por Gabriel Lagoa | 16 de Outubro, 2025
Inquérito da Web Summit revela que sexismo persiste e que mudanças políticas globais afetam equidade, mas inteligência artificial pode ser aliada.
A Web Summit divulgou esta semana os resultados do seu relatório anual sobre o estado da igualdade de género no setor da tecnologia, e os números revelam um cenário ambivalente: se por um lado 81% das mulheres se sentem preparadas para assumir cargos de liderança, por outro lado 60% consideram que o equilíbrio de género no setor piorou no último ano.
O inquérito, que envolveu 671 participantes da comunidade global de mulheres na tecnologia da Web Summit, abrange profissionais de cinco continentes: Europa, América do Norte, América do Sul, Ásia e África. A faixa etária vai dos 18 aos 74 anos, com 40% das respostas a vir de mulheres entre os 35 e os 44 anos.
Retrocesso no equilíbrio entre géneros preocupa setor
O dado considerado mais alarmante no relatório é a perceção de retrocesso: 60% das inquiridas afirmam que o equilíbrio de género na tecnologia piorou no último...
Regista-te gratuitamente para continuares a ler
Se já o fizeste e este aviso apareceu novamente, é porque o nosso site faz uma nova validação de registos passado algum tempo. Basta colocares o e-mail outra vez.