Voltar | Inteligência Artificial

A Inteligência artificial pode ajudar a tratar a apneia do sono?

por Marta Amaral | 9 de Outubro, 2025

A Linde Saúde lançou uma solução de inteligência artificial que acompanha em tempo real os doentes com apneia obstrutiva do sono tratados com pressão positiva (CPAP).

O AIRGENIOUS™ analisa continuamente os dados de cada doente e prevê o seu comportamento futuro permitindo antecipar problemas e intervir antes que a adesão ao tratamento diminua.

“Ao analisar padrões de utilização, o AIRGENIOUS™ consegue antecipar problemas, intervir rapidamente e de forma personalizada, melhorando a adesão e eficácia do tratamento”, explica Mafalda Silva, Jr. Regional Sales Manager da Linde Saúde.

Alertas por SMS

A ideia nasceu em 2022, durante uma competição interna da Linde Homecare South, e começou a ser implementada em França. Hoje, já está disponível em Portugal e Espanha, com um piloto ativo em três regiões portuguesas, que será alargado gradualmente a todo o país.

O AIRGENIOUS™...

Regista-te gratuitamente para continuares a ler

Se já o fizeste e este aviso apareceu novamente, é porque o nosso site faz uma nova validação de registos passado algum tempo. Basta colocares o e-mail outra vez.