Voltar | Ciência

Vamos poder viver até aos 150 anos?

por Marta Amaral | 8 de Outubro, 2025

O desejo de longevidade e de eterna juventude sempre foi universal, mas chegámos a um ponto de evolução em que a ambição já se estende à imortalidade.

Deixou de ser um tema reservado à ficção científica para se afirmar como um dos grandes movimentos científicos, económicos e até políticos do século XXI. Nos últimos anos, o investimento em tecnologias da longevidade disparou, as startups multiplicaram-se, os congressos dedicados ao tema crescem por todo o mundo e até líderes globais manifestam um interesse pessoal em prolongar a própria vida.

Mas, numa era em que os procedimentos estéticos se tornaram banais e o culto da juventude domina a cultura popular, há uma diferença cada vez mais evidente entre parecer jovem e estar verdadeiramente saudável. Afinal, de que serve ter o aspeto de quem tem 30 anos se o coração já acusa o desgaste dos 60?

Putin, Xi e o sonho da imortalidade

Em setembro de 2025, durante um desfile militar em Pequim, uma conversa captada por um microfone ligado por engano revelou...

Regista-te gratuitamente para continuares a ler

Se já o fizeste e este aviso apareceu novamente, é porque o nosso site faz uma nova validação de registos passado algum tempo. Basta colocares o e-mail outra vez.