As empresas estão a recorrer à IA para aceder a fundos e contratos do Estado
por Gabriel Lagoa | 29 de Setembro, 2025
Entre concursos que ficam sem propostas e fundos que demoram a chegar às empresas, milhões de euros públicos continuam por usar. A tecnologia de duas startups portuguesas pode mudar o cenário.
Todos os anos, milhões de euros destinados a empresas portuguesas ficam por utilizar. Só em contratação pública, segundo o Relatório Anual de Contratação Pública em Portugal, o Estado gastou cerca de 18 mil milhões de euros no último ano. Ainda assim, cerca de 15% dos concursos terminam com apenas uma proposta e, em alguns casos, nem sequer recebem candidaturas.
O cenário repete-se nos fundos europeus e nacionais: apesar de representarem oportunidades de crescimento e inovação, muitas empresas desistem à partida. O tempo de espera para receber financiamento pode chegar aos 12 meses. O dinheiro existe, mas o acesso continua a ser difícil.
A explicação para esta realidade está na forma como o sistema foi desenhado: regras consideradas complexas, processos longos e uma...
Regista-te gratuitamente para continuares a ler
Se já o fizeste e este aviso apareceu novamente, é porque o nosso site faz uma nova validação de registos passado algum tempo. Basta colocares o e-mail outra vez.