Voltar | Investimento

Shilling e Indico Capital Partners participam em ronda de 4 milhões na espanhola Workfully

por Gabriel Lagoa | 23 de Setembro, 2025

As capitais de risco investiram numa plataforma de Barcelona que coloca recrutadores independentes no centro do processo de contratação.

A portuguesa Shilling VC liderou uma ronda de investimento que excedeu os 4 milhões de euros na Workfully, uma startup de Barcelona que quer transformar a indústria do recrutamento. A Indico Capital Partners manteve o seu apoio à empresa, na qual já investe desde 2023, juntamente com a Pitchdrive e Secways.

Fundada em 2022, a Workfully desenvolveu uma plataforma que coloca os recrutadores independentes no centro do processo de contratação, em vez das tradicionais agências. O conceito permite que estes profissionais monetizem as suas redes de contactos de forma similar ao que fazem os criadores de conteúdo no YouTube, por exemplo.

“Os recrutadores sempre foram a força oculta por trás das grandes empresas, mas nunca controlaram verdadeiramente o valor que criam”, explica Valerio Rossi, CEO da Workfully, em comunicado. A plataforma oferece um sistema com inteligência artificial para publicar vagas, gerir candidaturas e manter a propriedade total das bases de dados de talentos.

Do lado das empresas, a solução surge como alternativa às agências tradicionais, que frequentemente dececionam. Diz o comunicado que oito em cada dez negócios reportam insatisfação com a contratação através de agências. A plataforma permite às organizações ver perfis específicos, consultar avaliações de clientes anteriores e acompanhar o historial de sucesso dos recrutadores.

Stephan Morais, managing partner da Indico Capital Partners, justifica o investimento continuado: “Muitas vezes a experiência com agências de recrutamento não é a melhor. Por outro lado, muitos recrutadores sentem que têm acesso a grandes talentos mas não conseguem chegar aos clientes. A Workfully resolve isto com um mercado digital.”

A ronda fechou-se em pouco mais de 30 dias. Com este financiamento, a empresa planeia expandir para a Irlanda, Alemanha, Benelux e países nórdicos.

Subscreve a nossa newsletter, onde todas as terças e quintas podes ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.