Porque é que a Nvidia quer investir 5 mil milhões na rival Intel?
por Gabriel Lagoa | 22 de Setembro, 2025
A NVIDIA vai comprar 4% da Intel por 5 mil milhões de dólares. Uma jogada que esconde uma estratégia para reduzir a dependência de Taiwan e agradar ao governo norte-americano.
A Nvidia anunciou na semana passada que vai investir 5 mil milhões de dólares (cerca de 4,2 mil milhões de euros) na Intel, numa operação que deixa a gigante dos chips de inteligência artificial com uma participação de 4% na rival. O negócio fez as ações da Intel disparar mais de 25%, enquanto as da NVIDIA subiram 3%, segundo a BBC.
À primeira vista, a decisão pode parecer estranha. Afinal, porque haveria a empresa mais valiosa do mundo no setor tecnológico de investir numa concorrente que tem lutado para se manter relevante no boom da inteligência artificial? A resposta resume-se numa palavra: estratégia.
O problema da NVIDIA? Depender de mais de Taiwan
Jensen Huang, CEO da Nvidia, pode ter criado um império avaliado em mais de 4 biliões (trillion) de dólares, mas tem um problema: a empresa depende...
Se já o fizeste e este aviso apareceu novamente, é porque o nosso site faz uma nova validação de registos passado algum tempo. Basta colocares o e-mail outra vez.Regista-te gratuitamente para continuares a ler