E se a Inteligência Artificial pudesse prever doenças?
por Marta Amaral | 22 de Setembro, 2025
Os criadores de um novo modelo de IA dizem que a tecnologia estima o risco a longo prazo de mais de mil doenças e prevê alterações na saúde humana com uma antecedência superior a uma década.
Um grupo de cientistas do Laboratório Europeu de Biologia Molecular (EMBL), em colaboração com o Centro Alemão de Investigação sobre o Cancro (DKFZ) e a Universidade de Copenhaga, desenvolveu um modelo de inteligência artificial (IA) que promete transformar a forma como antecipamos problemas de saúde.
A ferramenta foi inspirada em grandes modelos de linguagem, como os que estão por detrás de assistentes de IA como o ChatGPT. A diferença é que, em vez de prever a próxima palavra numa frase, este sistema analisa sequências de eventos médicos registados ao longo da vida de um paciente.
Para treinar o algoritmo, os investigadores recorreram a dados anónimos de cerca de 400 mil participantes do UK Biobank, e validaram os resultados com informação de 1,9 milhões de pessoas inscritas no registo nacional de saúde da...
Se já o fizeste e este aviso apareceu novamente, é porque o nosso site faz uma nova validação de registos passado algum tempo. Basta colocares o e-mail outra vez.Regista-te gratuitamente para continuares a ler