Portugal posiciona-se como novo hub europeu de Data Centers com investimento da CTS
por Marta Amaral | 11 de Setembro, 2025
O Grupo CTS, multinacional e líder global no design e construção de Data Centers, pretende criar mais de 2.000 empregos num curto espaço de tempo, em linha com um plano de crescimento.
A transformação digital e o avanço da inteligência artificial estão a acelerar a procura por Data Centers de nova geração. Portugal começa a destacar-se neste mapa europeu graças à sua localização atlântica, à rede de cabos submarinos de fibra ótica e ao acesso a energia renovável.
Através da CTS Portugal, o Grupo procura reforçar a competitividade e liderar o mercado nacional de Data Centers.
“Criamos valor num setor tecnológico altamente avançado, gerando emprego qualificado, conhecimento, competências e especialização. Contribuímos para o desenvolvimento da economia nacional através dos impostos e contribuições dos nossos colaboradores, das nossas empresas e das nossas empresas parceiras. Pelo talento das nossas equipas, pelos nossos produtos inovadores e pela qualidade dos nossos serviços, reunimos todos os requisitos para nos tornarmos uma referência na indústria dos Data Centers em Portugal. Estamos empenhados em contribuir para o crescimento sustentável deste setor estratégico para o país”, afirmou Carlos Ribas, CEO da CTS Portugal.
O efeito da inteligência artificial
A ascensão da IA está a redefinir o papel dos Data Centers, que evoluem rapidamente para verdadeiros Centros de Computação, essenciais para setores como saúde, finanças, administração pública ou defesa.
“Estamos perante uma mudança de paradigma. As cargas de trabalho da IA exigem novas soluções de engenharia e um consumo energético sem precedentes”, explica Sean Anthony Timmons, SVP de desenvolvimento global da CTS.
Não surpreende, por isso, que vários países da União Europeia — entre eles Portugal — tenham classificado os Data Centers como Infraestrutura Crítica Nacional, reforçando a sua relevância estratégica.
Porquê Portugal?
O nosso país reúne condições raras para atrair investimento neste setor:
- Cabos submarinos de fibra ótica que ligam diretamente Portugal a África, América e Ásia.
- Energia renovável abundante, essencial para reduzir custos e emissões.
- Localização atlântica, que abre portas a soluções de arrefecimento sustentável.
Com a região de Sines a afirmar-se como hub estratégico e empresas como a CTS a investir em talento e inovação, Portugal posiciona-se como um dos destinos mais competitivos da Europa para a instalação de Data Centers.
Subscreve a nossa newsletter, onde todas as terças e quintas podes ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.