Setembro é mesmo o pior mês para as ações?
por Gabriel Lagoa | 9 de Setembro, 2025
Estivemos à conversa com Filipe Garcia, economista, para saber se o famoso “September Effect” é um mito ou se há razões concretas para os investidores terem receio do nono mês do ano.
Todos os anos, quando setembro chega, ressurgem as conversas sobre o “September Effect”, a ideia de que este mês é tradicionalmente mau para as ações. Mas será que há fundamento nesta crença ou trata-se apenas de mais um mito dos mercados financeiros?
Os números parecem dar razão aos pessimistas. Segundo dados divulgados pela Reuters, o S&P 500, o índice composto pelas quinhentas maiores empresas americanas cotadas em Wall Street, caiu em média 0,6% em setembro desde 1945, o pior desempenho de qualquer mês do ano. Contudo, a realidade é mais complexa do que uma simples média sugere.
Existe ou não existe? Eis a questão
Filipe Garcia, economista e analista de mercados financeiros, reconhece o fenómeno mas alerta para as limitações desta análise. “Há várias sazonalidades...
Regista-te gratuitamente para continuares a ler
Se já o fizeste e este aviso apareceu novamente, é porque o nosso site faz uma nova validação de registos passado algum tempo. Basta colocares o e-mail outra vez.