A Open Cosmos comprou a portuguesa Connected que quer simplificar a comunicação com o espaço
por The Next Big Idea | 3 de Julho, 2025
A Open Cosmos, uma das empresas espaciais de crescimento mais rápido da Europa, adquiriu a startup portuguesa Connected, pioneira em conectividade IoT acessível a partir do espaço.
A operação, cujo valor não foi divulgado, representa um dos exits mais rápidos da história da tecnologia espacial europeia e reforça o papel de Portugal como polo de inovação na economia espacial.
“A Connected construiu em dois anos o que outras empresas tardam cinco a fazer. É uma das startups espaciais mais competentes da Europa.”, afirma Rafel Jordà, CEO da Open Cosmos.
A tecnologia da Connected, baseada em protocolos como 5G NB-IoT e mioty, reduz os custos e a complexidade das comunicações espaciais. Em dois anos, passou de ideia a plataforma comercial, com aplicações que vão da agricultura inteligente à vigilância oceânica.
“Estávamos a fechar a nossa ronda de financiamento seed quando surgiu esta oportunidade. A oferta da Open Cosmos era demasiado alinhada – em termos de missão, cultura e ambição – para ser ignorada. Foi um claro reconhecimento da nossa tecnologia e do progresso real que alcançámos com recursos limitados, apenas possível com a dedicação incansável de toda a nossa equipa.”, assinala Tiago Rebelo, ex-CEO da Connected, agora Chief Revenue Officer (CRO) da Open Cosmos e Diretor-Geral das subsidiárias da Open Cosmos em Portugal.
A empresa contou também com o apoio institucional da Agência Espacial Europeia ESA e da Agência Espacial Portuguesa, e participou em programas como o ESA-BIC, a UPTEC, a Unicorn Factory Lisboa e o SpaceFounders.
Angariou 2 milhões de euros na maior ronda de pré-seed alguma vez feita por uma startup espacial portuguesa. Com a integração, os 22 colaboradores da Connected juntam-se à equipa da Open Cosmos em Portugal.
A empresa planeia investir mais de 50 milhões de euros no país até 2028, incluindo a criação de uma fábrica de satélites no IPN em Coimbra.
“Isto é apenas o início.”, afirma Tiago Rebelo. “Juntos, construiremos um futuro em que a Europa lidera não apenas em tecnologia, mas também em capacidade industrial […].”
Com esta aquisição, a Open Cosmos procura reforçar o seu compromisso com Portugal e amplia a capacidade de fornecer serviços espaciais de próxima geração em toda a Europa.
Subscreva a nossa newsletter NEXT, onde todas as segundas-feiras pode ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.