Black start. Como funciona o processo que voltou a “ligar” Portugal
por Gabriel Lagoa | 29 de Abril, 2025
A falha histórica que deixou a Península Ibérica às escuras expôs a complexidade do sistema elétrico. Para o reerguer, foi preciso fazer um “black start”, o processo que permite reiniciar a rede elétrica a partir do zero.
No final da manhã desta segunda-feira, 28 de abril, um apagão com origem na rede elétrica espanhola deixou milhões de pessoas sem eletricidade em Portugal e Espanha. O episódio, classificado como “absolutamente excecional” pela REN – Redes Energéticas Nacionais, levou a população a questionar como funciona a estrutura técnica e organizacional do setor elétrico português.
O setor elétrico português assenta em quatro níveis: produção, transporte, distribuição e comercialização. A produção é assegurada por empresas privadas, públicas ou mistas, que operam centrais elétricas com diferentes fontes de energia – hídrica, solar, eólica, gás natural, entre outras. Exemplo dessas empresas são a EDP Produção, Iberdrola e Trustenergy. As centrais ligam-se à rede de transporte operada pela REN, responsável pela gestão da rede de muito alta tensão.
A seguir, a...
Continuar a ler é simples
Faz o registo gratuitamente e recebe todas as semanas as melhores histórias do mundo da inovação no teu e-mail.