Portugal leva comitiva de 28 startups para a Web Summit Rio
por Gabriel Lagoa | 24 de Abril, 2025
Sports & fitness, Recursos Humanos e Inteligência Artificial são setores de destaque na delegação que representa Portugal numa das maiores conferências de Tecnologia da América do Sul.
Portugal vai estar representado por uma delegação de 28 startups na Web Summit Rio, que acontece entre 27 e 30 de abril no Rio de Janeiro. Destas empresas, 11 participam através do programa Business Abroad da Startup Portugal, enquanto as restantes integram a comitiva ao abrigo da parceria com a Unicorn Factory Lisboa ou de forma independente.
As empresas portuguesas que viajam para o Brasil atuam em diversos setores como Inteligência Artificial, recursos humanos e desporto, e dão provas da diversidade do ecossistema de inovação nacional. A comitiva do programa Business Abroad inclui startups como a ambi.careers, que liga talentos não técnicos a empresas de tecnologia, a CyberX, focada em serviços de cibersegurança, e a Sidis.ai, plataforma de IA especializada em vendas e marketing.
António Dias Martins, Diretor Executivo da Startup Portugal, destaca que a organização apoia e participa na Web Summit Rio desde a primeira edição. “Todos os anos, levamos mais de uma dezena de startups no âmbito deste programa, e criamos oportunidades de negócio para expandirem para o Brasil e para a América Latina”, explica em comunicado.
Esta é a terceira vez que a Startup Portugal marca presença no evento carioca, numa aposta clara neste mercado. Várias empresas que participaram em edições anteriores, como a Modatta, a Clicknurse e a sheerME, obtiveram resultados considerados promissores na sua expansão para o mercado brasileiro.
Startups da comitiva levantaram mais de 7 milhões de euros
As 11 startups que integram a delegação oficial já angariaram mais de sete milhões de euros em investimento de venture capital e business angels, e empregam cerca de 200 colaboradores. Além da ambi.careers, CyberX e Sidis.ai, fazem parte da comitiva a Deeploy.me, Enline Energy, EXO Innovation and Sustainability, iTRecruiter, Ghinis Boats, PluggableAI, Smartgolfcourses e WiseWorld.
Para reforçar a presença portuguesa no evento, a Startup Portugal, em conjunto com a Câmara de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro e com o apoio da AICEP, organiza um evento de lançamento no dia 27 de abril, no Consulado de Portugal no Rio de Janeiro. O objetivo é criar ligações entre as startups portuguesas e fundadores, investidores e agentes de referência no ecossistema brasileiro.
Esta participação segue o memorando de entendimento celebrado em 2022 entre a Startup Portugal e a Câmara de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, que estabeleceu o compromisso com o sucesso da edição carioca do evento.
O programa Business Abroad, desde o seu início, já levou mais de 320 startups portuguesas a eventos tecnológicos internacionais. No entanto, a Startup Portugal anunciou a suspensão da próxima missão ao Brasil, prevista para o Startup Summit em Florianópolis (27 a 29 de agosto), devido a uma reestruturação do programa.
A Startup Portugal é uma organização sem fins lucrativos com Estatuto de Utilidade Pública, que promove o empreendedorismo em articulação com entidades públicas e privadas do ecossistema nacional.
Subscreve a nossa newsletter NEXT, onde todas as segundas-feiras podes ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.