Unicórnio português Feedzai compra australiana Demyst por 100 milhões de dólares
por Gabriel Lagoa | 24 de Abril, 2025
O unicórnio português especializado em prevenção de fraude comprou a Demyst e a sua plataforma para oferecer soluções de IA mais inteligentes às instituições financeiras.
A Feedzai, unicórnio português especializado na deteção e prevenção de fraudes financeiras, comprou a empresa australiana Demyst, incluindo a sua plataforma de gestão de dados chamada Zonic. Esta aquisição representa o movimento estratégico mais recente da empresa, que procura integrar a orquestração de dados e a gestão de riscos numa única plataforma.
De acordo com a Lusa, que cita fontes conhecedoras da transação, o negócio estará avaliado em cerca de 100 milhões de dólares, embora a empresa não tenha confirmado oficialmente este valor.
“Não há falta de dados na nossa indústria — o truque é como aceder aos dados certos o mais rapidamente possível para poder acelerar decisões de risco com o mínimo possível de pontos de fricção”, afirma em comunicado Nuno Sebastião, CEO da Feedzai.
Já num vídeo publicado nas redes sociais após o anúncio da aquisição, o executivo destaca a importância crescente dos dados no ecossistema de inteligência artificial da empresa. “A IA está no nosso ADN desde o início da empresa, e os dados são um aspeto cada vez mais importante. A adição de um componente forte de orquestração de dados à nossa IA vai reforçar a confiança que os nossos clientes depositam em nós”, diz o responsável.
Segundo o CEO, a combinação das tecnologias permitirá “aumentar o nível de inteligência” das soluções da Feedzai. “Isto significa que os utilizadores vão poder ser integrados mais rapidamente e compreender melhor os seus consumidores. Este é o poder desta combinação”, refere no mesmo vídeo.
Mark Hookey, CEO da Demyst, que continuará na Feedzai juntamente com os principais membros da sua equipa, salienta que “os dados externos são a próxima fronteira do impacto de negócio para as instituições financeiras, mas são notoriamente complexos, envolvendo um labirinto de fontes para KYC/AML [Know Your Customer/Anti-Money Laundering], identidade, fraude, verificações de crédito e conformidade”.
Esta é a segunda aquisição na história da Feedzai, depois da compra da plataforma biométrica comportamental Revelock, sediada em Madrid, em agosto de 2021.
A empresa portuguesa explica que a integração da Demyst oferecerá uma plataforma de IA unificada que integra dados através de orquestração, fortalece o ciclo de vida da gestão de riscos, proporciona inteligência contextual, melhora as experiências dos clientes, aperfeiçoa as informações sobre riscos e aumenta a eficiência operacional.
De startup de Coimbra a líder mundial em prevenção de fraude
A Feedzai foi fundada em 2011 em Coimbra por Paulo Marques, Nuno Sebastião e Pedro Bizarro, e atingiu o estatuto de unicórnio em 2021, uma década depois.
Numa entrevista ao The Next Big Idea em 2022, Paulo Marques, comentou que “tipicamente, as pessoas veem as notícias e estes fenómenos de unicórnios e acham que as coisas acontecem instantaneamente. Mas, olhando para a história, tipicamente empresas que atingem este tipo de valorização, que é apenas uma minoria muito, muito pequena, demoram 5 a 10 anos a fazê-lo.
“Nós sempre tivemos contratos reais, com clientes reais que pagavam efetivamente as contas da casa. Sempre que levantámos dinheiro foi para garantir o crescimento para a frente, de forma a conseguir acelerar as coisas, mas sempre baseado num negócio real, com valor real para os nossos clientes”, acrescentou.
O momento eureka
A empresa descobriu a pólvora quando um cliente inicial na área financeira ficou impressionado com os resultados do sistema. O cofundador começa por contar que “quando criámos a empresa, nós tínhamos um background universitário, estávamos a trabalhar neste conjunto de técnicas, mais precisamente dados em larga escala, machine learning, e sabíamos que tínhamos tecnologia muito boa, mas não tínhamos o que se chama product market fit, ou seja, nós ainda não estávamos a resolver um problema real para um cliente real”.
Paulo Marques acrescenta que “quando aplicámos o produto à prevenção de fraude, os resultados eram tão bons que nem na nossa cabeça, nem na cabeça deles [dos clientes] havia qualquer dúvida que aquilo fazia sentido e que era por aí que tínhamos de ir”.
Atualmente, a Feedzai conta com dez escritórios internacionais e mais de 600 funcionários.
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