Governo lança medidas para impulsionar startups deeptech nacionais
por The Next Big Idea | 26 de Fevereiro, 2025

O Governo anunciou um conjunto de incentivos estratégicos que visam promover o desenvolvimento de projetos deeptech e de startups com elevado potencial de inovação tecnológica disruptiva em Portugal.
Este sistema de apoio pretende reforçar a competitividade, a inovação e a internacionalização das empresas nacionais mais disruptivas, promovendo o seu crescimento e consolidação no mercado global, através de um conjunto de três medidas: dois vouchers, o Voucher Go to EIC Accelerator e o Voucher Deep Tech e o programa de ignição Start from Knowledge.
O Voucher Go to EIC Accelerator, que tem como objetivo apoiar na redação da candidatura ao EIC Accelerator, tem uma dotação de 1 milhão de euros (M€) e visa apoiar startups Deep Tech portuguesas que tenham obtido um resultado positivo na fase inicial do EIC Accelerator (Step 1). Este incentivo proporciona um apoio financeiro de 10.000 euros, atribuído a fundo perdido, para cobrir os custos associados à submissão da candidatura à Fase 2 (Step 2 – Full Application).
O pagamento deste incentivo é efetuado integralmente e de forma antecipada após a aceitação do termo de compromisso, permitindo às startups beneficiar de serviços especializados para a elaboração da candidatura, incluindo serviços de design gráfico e produção vídeo, para realização do pitch deck e vídeo pitch e outros materiais essenciais para o processo de submissão.
Por sua vez, o Voucher Deep Tech, focado no avanço da maturidade tecnológica, pretende impulsionar o desenvolvimento tecnológico e empresarial das startups Deep Tech portuguesas com uma dotação de 2,5 milhões de euros. Destinado a empresas que tenham recebido uma avaliação favorável na Fase 1 do EIC Accelerator (Step 1), este incentivo atribui 60.000 euros a fundo perdido.
O apoio destina-se a diversas áreas críticas para o desenvolvimento das startups, incluindo:
- Definição de estratégia, gestão e consolidação dos direitos de Propriedade Intelectual;
- Apoio a processos regulatórios, incluindo custos com certificação;
- Definição de estratégia e apoio legal e negocial em processos de investimento;
- Apoio técnico e legal a acordos com grandes empresas;
- Apoio a processos de prototipagem e system level demonstration, incluindo identificação de parceiros industriais;
- Aquisição de serviços de product development;
- Desenvolvimento de planos operacionais para a integração de critérios environmental societal governance (ESG) nos processos de negócio;
- Apoio a processos de headhunting e recrutamento, bem como à implementação de processos de gestão de talento e RH;
- Estudos de mercado para suportar estratégias de Go-to-Market.
A ANI será a entidade responsável na operacionalização destes dois apoios na gestão das candidaturas e definição dos seus critérios de elegibilidade.
O Start from Knowledge tem como objetivo estimular a criação de start-ups no meio académico com um apoio de até 30.000 euros. Gerido pela ANI em parceria com a Startup Portugal, este novo programa pretende contribuir para a transmissão de conhecimento científico e tecnológico produzido nas Instituições de Ensino Superior para o tecido empresarial nacional.
Estes incentivos fazem parte do Programa Deep2start, anunciado em novembro de 2025 integrados no programa “Acelerar a Economia”, tendo sido formalizados, no dia 20 de fevereiro, através da Portaria n.º 49/2025, publicada em Diário da República.
Em breve será publicado no site da ANI o Aviso relativo ao Voucher Go to EIC Accelerator e ao Voucher Deep Tech.