Voltar | Aceleradoras

Startup da UPTEC recebe 9,5 milhões de euros num acelerador europeu

por The Next Big Idea | 26 de Fevereiro, 2025

A PFx Biotech, uma startup incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, acaba de ser aprovada para um financiamento de 9,5 milhões de euros no programa EIC Accelerator do Conselho Europeu de Inovação (EIC).

A solução desenvolvida pela startup utiliza fermentação de precisão para produzir ingredientes proteicos a partir do leite humano, melhorando a nutrição de diversas faixas etárias, desde recém-nascidos até idosos.

O financiamento obtido através do programa europeu “permitirá à PFx Biotech expandir a equipa, reunir competências altamente qualificadas e multidisciplinares e aumentar a produção da lactoferrina do leite humano para escala industrial”, afirma Diana Oliveira, cofundadora e diretora de I&D da PFx Biotech.

A motivação para o desenvolvimento desta tecnologia surgiu de uma necessidade concreta: o filho recém-nascido de Ali Osman, CEO e um dos cofundadores da PFx Biotech, sofria de alergia à proteína do leite de vaca, um problema que afeta mais de 15 milhões de crianças em todo o mundo. Sem uma alternativa viável aos produtos lácteos convencionais, Ali Osman, juntamente com Harry Barraza e Diana Oliveira, desenvolveu a tecnologia da PFx Biotech, com o objetivo de oferecer aos consumidores uma opção sustentável, com impacto positivo na saúde e no meio ambiente.

PFx Biotech: próximos passos

Além de investir no crescimento da equipa, o financiamento deverá permitir à startup expandir a sua produção: “o nosso foco agora é a produção em larga escala da nossa primeira proteína do leite humano, a lactoferrina, e a submissão dos dossiês técnicos aos órgãos reguladores dos mercados-alvo, abrindo caminho para a comercialização destes ingredientes produzidos através da tecnologia de fermentação de precisão desenvolvida”, acrescenta Diana Oliveira. No futuro, a PFx Biotech pretende ser “a pioneira europeia na produção da próxima geração de proteínas bioativas, de alto desempenho, escaláveis e sustentáveis para o planeta (…)”.

Criada em 2022, a startup concluiu, em Dezembro de 2023, o programa EIT Food Seedbed Incubator e, em Abril de 2024, foi selecionada para integrar o EIT Food Accelerator Network, considerada a maior e mais dinâmica comunidade de inovação alimentar do mundo.

O EIC Accelerator apoia startups e PME com tecnologias disruptivas, ajudando-as a expandir globalmente através de financiamentos não reembolsáveis de até 2,5 milhões de euros, combinados com investimentos em capital de até 10 milhões de euros pelo fundo do EIC. A PFx Biotech foi uma das 71 empresas contempladas, num total de 387 milhões de euros em financiamento concedido.