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Mariana Pires Silva: “Deixaremos para trás rotinas centradas em tarefas operacionais e iremos certamente adotar um papel mais inovador”

por The Next Big Idea | 26 de Dezembro, 2024

Desafiámos 10 líderes portugueses a partilhar as suas principais apostas para o próximo ano. “Vinte, Vinte e Cinco” é a nossa nova série de entrevistas com as suas ideias. Mariana Silva Pires, Diretora de Marketing da Gato Preto, vê a inteligência artificial como uma oportunidade para reinventar as operações em loja e a experiência do consumidor.

Uma coisa que vamos deixar de fazer na rotina devido à IA em 2025?

O tempo de resposta quase imediato tornou-se uma expectativa padrão para os consumidores e empresas e a inteligência artificial tem desempenhado um papel fundamental nesse cenário

Em 2025, a IA estará com toda a certeza ainda mais integrada nos processos diários, automatizando tarefas repetitivas e de baixo valor acrescentado, como a análise manual de dados ou a triagem de grandes volumes de informação.

No contexto de marketing e retalho, isso significa que os profissionais poderão delegar à IA atividades como: prever tendências de consumo, personalizar comunicações em massa ou até mesmo ajustar automaticamente estratégias de campanhas com base no desempenho. Essa automação permitirá que nos concentremos no que realmente agrega valor: o planeamento estratégico, a construção de narrativas e criatividades aplicadas ao desenvolvimento de produtos e campanhas.

Além disso, a IA irá ser um aliado na melhoria da eficiência operacional, o que fará com que a margem de erro seja minimizada, ao mesmo tempo aumentando a rapidez dos processos.

Com isso, deixaremos para trás rotinas centradas em tarefas operacionais e iremos certamente adotar um papel mais inovador, redefinindo o que significa ser um profissional em 2025 e que no marketing será agora o já apelidado de “Martech”.

Que marca precisava de um rebranding em 2025?

Em vez de apontar uma marca específica, destacaria a necessidade de rebranding no setor do retalho tradicional. A meu ver, este segmento enfrenta uma grande oportunidade de se reinventar para acompanhar as mudanças no comportamento dos consumidores.

A integração entre o físico e o digital, o foco em experiências personalizadas e a sustentabilidade como pilar estratégico, são essenciais para fortalecer a ligação com os consumidores.

Um rebranding eficaz neste setor deve considerar uma comunicação personalizada, um design em linha com as tendências e um storytelling autêntico que valorize o que torna cada marca especial. Esta evolução é crucial para reforçar os valores de proximidade e confiança que os consumidores procuram nas suas marcas de eleição, fidelizando-os cada vez mais.

Se tivesse 1 milhão de euros para investir numa empresa no próximo ano, qual seria e porquê?

Se tivesse 1 milhão para investir no próximo ano, aplicaria numa empresa de tecnologia focada em inovação no setor de comunicação e branding. O futuro das marcas está na integração de inteligência artificial, análise de dados e criatividade para criar experiências personalizadas e impactantes. Esse investimento permitiria desenvolver soluções que otimizam campanhas, analisam o comportamento dos consumidores em tempo real e potencializam o storytelling das marcas.

Além do retorno financeiro, garantiria vantagem competitiva, posicionando o Gato Preto na vanguarda da transformação digital e das novas formas de conexão com o público.

Que tipo de posição vai ser mais procurada nas empresas em 2025? E a mais dispensável?

Em 2025, as empresas procurarão cada vez mais especialistas em análise de dados e inteligência artificial aplicada ao marketing, capazes de interpretar grandes volumes de informações e transformar insights em estratégias personalizadas e impactantes. Profissionais com domínio de tecnologias emergentes e experiência em comunicação omnicanal serão indispensáveis para manter a relevância das marcas.

Por outro lado, posições mais operacionais e focadas em tarefas repetitivas terão a oportunidade de se reinventar, com a automação e a adoção crescente de ferramentas digitais a simplificarem processos rotineiros. Investir em formação e atualização será essencial para que se adaptem às novas exigências do mercado, assumindo funções mais estratégicas e de maior valor agregado.

Se tivesse de mudar de emprego e indústria em 2025, para qual iria?

Sou uma apaixonada por marcas e pelo retalho, no entanto se tivesse de mudar de emprego e indústria em 2025, apostaria no setor da tecnologia aplicada ao comportamento do consumidor, especificamente em empresas que desenvolvem plataformas de inteligência artificial para análise preditiva e personalização de experiências.

Iria de alguma forma alavancar o que já é a minha paixão, implementando melhorias e este é um campo em constante crescimento, essencial para compreender e antecipar as necessidades dos consumidores em qualquer setor.

Com isto, combinaria a minha experiência em marketing e storytelling com as possibilidades oferecidas pela tecnologia, contribuindo para criar soluções que conectem marcas e públicos de forma mais eficaz e inovadora.

Se pudesse escolher uma skill para ter instantaneamente em 2025, qual seria?

Seria um desejo de novo ano ambicioso, mas escolheria Programação avançada em IA, para começar o ano a compreender e criar soluções tecnológicas que não só me dariam uma vantagem competitiva, como também me permitiria estar à frente na integração entre tecnologia e criatividade no marketing.

Já estreou o segundo episódio da minissérie que produzimos durante a Web Summit. Vê aqui “A Nova Vaga de Inovação na Europa”.