As chances de sucesso do “Amália”
por Miguel Magalhães (Texto) | 2 de Dezembro, 2024
A celebração do 2.º aniversário do ChatGPT coincidiu com a divulgação de mais informações sobre o “Amália”, a versão em português de Camões do famoso chatbot. A tecnologia representa a primeira grande iniciativa da Agenda Nacional de Inteligência Artificial, desenvolvida pelo Governo de Luís Montenegro, mas rapidamente levantou questões sobre a sua viabilidade e sobre como se compara ao que outros países estão a fazer.
5,5 milhões de euros: é quanto o Governo português vai investir no desenvolvimento de um LLM “made in Portugal” para responder a um conjunto de desafios que o ChatGPT colocou à soberania das nações desde o seu lançamento, a 30 de novembro de 2022.
Nos últimos dois anos, cada país tem procurado adaptar-se a um mundo em que as tecnologias mais transformadoras da nossa sociedade estão a ser maioritariamente desenvolvidas nos EUA ou na China. Há uma preocupação natural com a forma como os dados de utilizadores estão a ser utilizados, especialmente na Europa, mas também no impacto que chatbots maioritariamente treinados em inglês podem significar para a sobrevivência de milhares de idiomas no mundo inteiro.
Será o português uma língua em risco? Sendo uma das 10 mais faladas no mundo, seria de esperar que tal não acontecesse, mas o contexto português apresenta uma particularidade:...
Subscreva a newsletter “Next” para continuar a ler este artigo
A "Next" é uma newsletter com histórias do mundo da inovação e das empresas. Todas as segundas-feiras na sua caixa de e-mail