Portuguesa Pleez capta 3 milhões de euros em nova ronda de investimento
por Gabriel Lagoa | 7 de Novembro, 2024
A startup portuguesa vai reforçar a presença em Portugal, Espanha e Reino Unido e desenvolver novas funcionalidades de IA para apoiar restaurantes nas plataformas de entrega
A Pleez, startup que disponibiliza serviços de otimização de vendas para restaurantes e plataformas de entrega, fechou uma ronda de investimento de 3 milhões de euros liderada pela Buenavista Equity Partners (antiga GED Capital).
A ronda contou também com a participação de todos os investidores atuais, incluindo a Lince Capital e a FoodLabs. Num anúncio feito nas redes sociais, a startup destaca ainda a confiança demonstrada pelos investidores na sua visão.
“Os restaurantes estão mais do que nunca pressionados e esmagados em termos de margens nas plataformas de entrega”, afirma o CEO, Afonso Pinheiro, numa publicação no LinkedIn. “Pretendemos continuar a desenvolver mais funcionalidades que possam ajudá-los a otimizar as suas vendas através destes canais, com novos algoritmos, novas funcionalidades e mais análise de dados para servir os nossos parceiros”, acrescenta o executivo.
A tecnológica portuguesa, fundada em maio de 2020, disponibiliza um serviço de gestão de menus nas plataformas de distribuição de comida. O sistema recolhe dados das aplicações, dos restaurantes e da concorrência, integrando também fatores externos como condições climatéricas, dia da semana e época do ano. Esta análise permite identificar quando e como determinados itens do menu devem ser apresentados aos clientes.
Paco López, COO da Pleez, explica que o investimento vai fortalecer a posição da empresa nos mercados onde já está presente – Portugal, Espanha e Reino Unido – através da expansão para novas cidades e do recrutamento de novos talentos. “Estamos muito entusiasmados para começar a trabalhar lado a lado com todos vós e trazer a inteligência artificial de volta às vossas cozinhas”, referiu.
Entre as funcionalidades recentes da plataforma, incluem-se a análise e agendamento de promoções, além de mais de 100 recomendações baseadas em Inteligência Artificial. Os restaurantes têm acesso a uma ferramenta que fornece informação completa do mercado numa única plataforma, onde podem consultar dados de vendas, fazer projeções, medir o impacto das alterações dinâmicas ao menu e receber informações sobre preços e promoções da concorrência.
Com o novo investimento, a empresa está a recrutar para as equipas de finanças, vendas, tecnologia e dados. A Pleez anunciou ainda a entrada oficial de Paco López no conselho de administração.
No final de 2022, a Pleez levantou 2 milhões de euros numa ronda de investimento série A. Em abril do mesmo ano, a startup recebeu outro financiamento de 1,5 milhões de euros que permitiu à empresa expandir-se para o mercado espanhol.
Subscreve a nossa newsletter NEXT, onde todas as segundas-feiras podes ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.