HiperRetail. Marketplace B2B quer reduzir desigualdades no comércio grossista em Portugal
por Gabriel Lagoa | 23 de Setembro, 2024
Startup do Fundão lançou plataforma que liga grossistas e retalhistas. HiperRetail quer reduzir desigualdades e aumentar a competitividade nas regiões interiores do país.
A HiperRetail nasceu com o objetivo de aumentar a competitividade dos empresários locais e reduzir as assimetrias económicas entre o interior e os grandes centros urbanos. Para isso, a startup sediada no Fundão lançou um marketplace B2B para tentar transformar o panorama do comércio grossista em Portugal, especialmente nas regiões do interior.
O marketplace conecta grossistas e retalhistas independentes, produtores de eventos e estabelecimentos do setor HORECA (Hotelaria, Restauração e Cafetaria). A particularidade do sistema reside no facto de os grossistas disponibilizarem o seu stock e preços de forma anónima, permitindo uma competição mais equilibrada num mercado onde o preço é frequentemente o fator decisivo. “O segredo é a alma do negócio”, afirma a empresa.
Ao The Next Big Idea, Alexandre Pinto, fundador da startup, afirma que o objetivo é chegar aos dois milhões de euros de vendas este ano e que a plataforma conta com mais de 500 negócios registados, na sua maioria retalhistas independentes (supermercados).
Atualmente, os clientes da HiperRetail estão distribuídos entre os distritos da Guarda e Portalegre e a startup garante entregas gratuitas em Portugal Continental, onde opera. A ideia é oferecer aos empresários do interior as mesmas oportunidades de competitividade que os seus homólogos nas grandes cidades.
Na prática, a “HiperRetail recolhe as necessidades de encomenda dos seus parceiros e constrói o cabaz de compra mais competitivo, entre os seus grossistas na plataforma. Após a construção do cabaz mais competitivo, processa o seu envio, optimizando a sua organização em paletes”, conta a startup, que acrescenta que a Torrestir, o parceiro logístico, “garante a entrega das encomendas habitualmente em 48 horas”.
A plataforma não se limita apenas a empresas comerciais. As instituições sociais também podem beneficiar, tendo acesso a uma ferramenta que lhes permite comparar preços e aceder a ofertas consideradas competitivas, uma vantagem significativa num contexto de aumento de preços e orçamentos estagnados, assegura a startup.
Além dos benefícios económicos, a HiperRetail afirma ainda que está a contribuir para a redução da pegada carbónica através de uma logística mais eficiente e para a diminuição da burocracia, graças à digitalização de toda a documentação.Recentemente, a HiperRetail concluiu um processo de investimento com a ModalGR, uma consultora de tecnologias de informação brasileira, com o objetivo de acelerar o seu crescimento e beneficiar do know-how da empresa na área da logística.
Subscreva a nossa newsletter NEXT, onde todas as segundas-feiras pode ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.