Salesforce, Slack e Google Cloud assinam “maior” parceria de integração de IA do setor
por Gabriel Lagoa | 18 de Setembro, 2024
As empresas que são clientes da Salesforce e do Google Cloud podem começar a criar agentes de IA para Salesforce e Slack no Vertex AI a partir desta semana.
A Salesforce, empresa que desenvolve soluções de gestão de relacionamento com o cliente (CRM), e o Google Cloud revelaram esta segunda-feira uma parceria com o objetivo de redefinir as capacidades da Inteligência Artificial (IA) no mundo das empresas. Esta colaboração alargada introduz uma nova capacidade de criar agentes de IA no CRM Salesforce e na plataforma de comunicação Slack, utilizando os modelos Gemini, nome do chatbot da Google, através da Vertex AI, a plataforma do Google Cloud para o desenvolvimento da Inteligência Artificial.
De acordo com um comunicado da Salesforce, esta iniciativa representa um salto significativo na integração de IA em ferramentas de produtividade empresarial, permitindo às empresas aproveitar, de forma segura, os dados dos clientes tanto da Salesforce como do Google Cloud. A parceria vai além das integrações bidirecionais já existentes entre a Salesforce e o Google Workspace, e representa o que as duas empresas descrevem como “a plataforma de produtividade empresarial mais capaz e com maior capacidade de IA disponível no mercado”.
Uma das inovações desta parceria é a possibilidade de utilizar os modelos Gemini no Slack, uma funcionalidade viabilizada pelo Agentforce e pelas novas integrações entre a plataforma e o Vertex AI do Google Cloud. Estes agentes de IA superam o conceito de simples “copilotos”, ao aproveitarem a plataforma de IA de nível empresarial do Google Cloud e modelos como o Gemini Pro para ajudar os utilizadores a realizarem as suas tarefas de forma “mais rápida e eficaz”.
Na prática, os utilizadores poderão interagir diretamente com estes agentes potenciados pela tecnologia Gemini através da barra lateral da aplicação Slack AI ou mencionando o agente nos canais ou conversas do Slack. Esta funcionalidade poderá resolver problemas de negócios complexos, fornecendo respostas concretas baseadas nos dados próprios da empresa.
A utilização do Vertex AI também confere a estes agentes capacidades avançadas em áreas como engenharia de prompts, Retrieval Augmented Generation (RAG) e acesso a bases de dados corporativas. Além disso, os agentes podem basear-se em dados da empresa ou na pesquisa Google, “garantindo respostas de elevada confiança e precisão”, lê-se no comunicado.
Agentforce Partner Network também é novidade
Paralelamente a esta parceria, a Salesforce anunciou o lançamento da Agentforce Partner Network, descrita como o primeiro ecossistema do setor dedicado a agentes autónomos de IA. Esta rede global de fornecedores de tecnologia oferecerá agentes pré-construídos e ações inteligentes, com o objetivo de acelerar a adoção e o sucesso de agentes autónomos de IA nas empresas.
Brian Millham, presidente e COO da Salesforce, destaca que “os agentes representam uma nova fronteira na IA, permitindo que humanos e IA impulsionem juntos o sucesso do cliente. Este ecossistema proporcionará aos nossos parceiros um caminho para a criação de agentes de IA, oferecendo simultaneamente aos clientes o melhor sistema operativo para IA”.
A Agentforce Partner Network conta já com a participação de empresas como Amazon Web Services, Google, IBM e Zoom, entre outras. Estas parcerias visam criar integrações que permitirão aos agentes interagir com plataformas externas, aumentando significativamente a sua utilidade e eficácia no dia-a-dia empresarial.
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