Voltar | Startup Life

Portuguesa Paynest capta um milhão de euros em extensão de ronda

por Gabriel Lagoa | 9 de Setembro, 2024

A Paynest quer reforçar a sua expansão internacional com foco em Espanha e França e prevê que os mercados externos representem mais de metade da faturação até final de 2025.

A Paynest, uma startup portuguesa especializada em soluções de pagamento flexível de salários, literacia financeira e gestão de despesas, angariou mais um milhão de euros numa extensão de uma ronda de financiamento, liderada pela Blue Crow e a Lince Capital. A notícia foi avançada esta segunda-feira pelo jornal ECO, que acrescenta que o objetivo desta injeção de capital é dar força à expansão internacional da empresa. 

A extensão surge depois de uma ronda de dois milhões de euros concluída no final de 2023 e, desde que foi fundada, em novembro de 2022, a empresa já recebeu um total de 3,5 milhões de euros em investimento. 

O CEO da Paynest explica que a extensão da ronda foi motivada pela identificação de novas oportunidades em mercados europeus, particularmente em Espanha, o que exige “uma equipa e estrutura fortes e, consequentemente, mais financiamento”. Nuno Pereira detalha que a startup já conta com um escritório em Barcelona, com uma equipa de sete pessoas para atender aos mercados espanhol e português. Além disso, a empresa está também a intensificar os seus esforços em França, país onde já tinha presença. “O nosso primeiro objetivo é a expansão europeia, com especial foco em França e Espanha, onde já temos equipas e já estão a ser feitos esforços de vendas. Após a consolidação nestes mercados que, apesar de próximos, são muito distintos, poderemos então pensar num crescimento para outros continentes”, afirma o também cofundador ao jornal.

Embora Portugal continue a ser o principal mercado da Paynest, a empresa espera que os mercados internacionais representem mais de metade da faturação até ao final do próximo ano. Nuno Pereira assegura que a natureza da solução oferecida pela startup permite uma fácil adaptação a diferentes mercados, pois é country agnostic. “Ao sermos uma plataforma tecnológica e não concedermos empréstimos ou créditos, estamos prontos para oferecer a nossa solução integrada em qualquer mercado. Os nossos clientes não têm barreiras e nós também não – queremos que uma multinacional possa disponibilizar a Paynest aos seus colaboradores de diferentes países”, diz o cofundador.  

O responsável considera ainda que o crescimento da empresa está a superar as expectativas iniciais. Atualmente, a startup conta com 21 colaboradores, um aumento em relação aos 12 que tinha no final de 2023. A previsão é chegar ao final deste ano com cerca de 25 a 30 pessoas na equipa.

Em termos de desempenho, a Paynest conta atualmente com mais de 50 clientes, o que representa um universo de 30 mil utilizadores. “Apoiamos empresas de diversos setores, desde a indústria à limpeza, consultores e advogados. Face ao ano passado, que foi o primeiro ano de atividade, crescemos acima de 300%, o que é muito positivo”, salienta o CEO. 

A expansão do portfólio de produtos também tem apoiado o crescimento da Paynest. Nuno Pereira destaca que “desde então [2023], reforçámos a nossa equipa de vendas, desenvolvemos dois novos produtos – o gestor de despesas e o cashback instantâneo – e expandimos o produto original – além do adiantamento de salário, é agora possível adiantar subsídios – que já estão disponíveis, lançámos uma nova e melhorada versão da aplicação da Paynest e, brevemente, iremos fazê-lo com a plataforma que disponibilizamos aos empregadores“.

Subscreva a nossa newsletter NEXT, onde todas as segundas-feiras pode ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.