Portuguesa Rows capta 1,4 milhões de dólares em extensão de ronda
por Gabriel Lagoa | 2 de Setembro, 2024
A ronda principal foi liderada pela Indico Capital Partners e conta agora com a participação da Explorer.
A Rows, uma startup portuguesa de software de folhas de cálculo, anunciou recentemente uma extensão da sua ronda de financiamento, elevando o total angariado para 10 milhões de dólares. A informação foi confirmada ao ECO pelo CEO da empresa, Humberto Ayres Pereira.
A extensão da ronda, que acrescentou cerca de 1,4 milhões de dólares ao montante inicial de 8,6 milhões anunciado em maio, surgiu devido ao interesse adicional de investidores, explica Ayres Pereira ao jornal. “Tivemos um bocado de interesse adicional à ronda principal, e decidimos fechar uma pequena extensão. Os acionistas ficaram quase idênticos, só adicionamos a Explorer”, afirma o responsável.
A ronda inicial foi liderada pela Indico Capital, com participação de investidores como a Cherry Ventures, Accel, Lakestar e Armilar Venture Partners. Esta nova fase de financiamento viu a entrada da Explorer como novo acionista.
Os objetivos traçados no passado mês de maio para a utilização dos fundos permanecem inalterados com esta extensão. Ou seja, a Rows quer “tornar as integrações de dados multi-plataforma mais rápidas e simples, continuar a melhorar as funcionalidades de inteligência artificial e expandir a sua presença nos mercados principais, EUA, Reino Unido e Europa”, segundo o comunicado divulgado em maio. Ao ECO, Ayres Pereira reforça que o mercado continua “super interessante”, com a Inteligência Artificial a transformar rapidamente o setor de software.
“Este dinheiro junta-se ao restante para nos dar margem para fazer muitas experiências que resultem numa experiência superior”, afirma o CEO ao jornal, sublinhando a importância de continuar a desenvolver a presença nos EUA e aprimorar as capacidades de IA da solução Rows.
Fundada em 2017, a startup tem uma missão: criar a folha de cálculo que vai fazer frente ao Excel. Os clientes têm acesso, por exemplo, a um AI Analyst, que permite, por exemplo, resumir e apresentar as principais conclusões retiradas de um conjunto de dados e analisar as principais tendências e os principais padrões, fornecendo uma perspetiva geral dos dados introduzidos.
Para este mês de setembro a empresa planeia lançar uma nova versão do seu sistema de IA. “É mais de duas vezes mais rápido a responder, responde a muito mais tarefas e tipos de tarefas, como trabalhar colunas, alterar formatos, criar gráficos, até vários comandos num só; é mais inteligente, consegue manter uma conversa e alterar pedidos anteriores”, adianta Humberto Ayres Pereira ao ECO. A Rows tem registado um crescimento constante no número de utilizadores, tendo já ultrapassado a marca de um milhão. Desde a sua fundação em 2017, a empresa já angariou cerca de 30 milhões de euros em financiamento.
Subscreva a nossa newsletter NEXT, onde todas as segundas-feiras pode ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.