As Principais Rondas de Investimento da Semana (29 de julho a 2 de agosto)
por Miguel Magalhães (Texto) | 5 de Agosto, 2024
			O leque de empresas a levantar grandes rondas de investimento na semana passada foi bastante diverso. Há a maior ronda de uma femtech, uma plataforma de ride-sharing só de bicicletas e ainda um SaaS e marketplace para padres e igrejas.
Applied Intuition
- Indústria: Mobilidade
 - Ronda: Venture Round
 - Valor: 300 milhões de dólares
 - Investidores principais: Fidelity Management
 - Descrição: A startup americana desenvolve criou uma plataforma para acelerar o desenvolvimento e construção de automóveis, tanto que é usada por 18 das 20 maiores produtoras automóveis do mundo.
 - Insights: Em março deste ano, a empresa já tinha levantado uma série E de 250 milhões de dólares que a tinha avaliado em 6 mil milhões de dólares.
 
Cosm
- Indústria: Media
 - Ronda: Venture Round
 - Valor: 250 milhões de dólares
 - Investidores principais: Mirasol Capital
 - Descrição: A empresa criou uma rede de espaços nos EUA que funcionam como anfiteatros com ecrãs gigantes a rodear a sala e com uma séries de integrações tecnológicas para darem a clientes uma forma diferente de consumir desportos, eventos ao vivo e outro tipo de programação a que chama “Shared Reality” (Realidade Partilhada)
 - Insights: Esta ronda avalia a empresa em mais de mil milhões de dólares;
 
Flo Health
- Indústria: Health Tech
 - Ronda: Series C
 - Valor: 200 milhões de dólares
 - Investidores principais: General Atlantic
 - Descrição: É a plataforma de femtech (tracking de menstruação) com mais downloads na Google Store e AppStore, com mais 100 milhões de dólares em receitas no ano passado. Além de fazer a monitorização dos diferentes ciclos e sintomas, oferece também conteúdo educacional a mulheres de diferentes idades.
 - Insights: É a maior ronda de sempre para uma femtech, com a curiosidade de ter uma equipa de liderança só formada por homens; com a ronda mais recente a empresa tornou-se um unicórnio; a Flo conta com 70 milhões de utilizadores, 5 milhões dos quais são pagos.
 

Outpace Bio
- Indústria: Biotecnologia
 - Ronda: Series B
 - Valor: 144 milhões de dólares
 - Investidores principais: RA Capital Management
 - Descrição: A empresa está a recorrer a IA para desenhar proteínas que permitam recorrer a tratamentos por células para tratar tumores.
 - Insights: Com esta ronda, a empresa já ultrapassa os 200 milhões de dólares em financiamento.
 
Rapido
- Indústria: Mobilidade
 - Ronda: Series E
 - Valor: 120 milhões de dólares
 - Investidores principais: WestBridge Capital
 - Descrição: A empresa tem uma rede de bicicletas em modo ride-sharing que também é utilizada por uma das maiores plataformas de delivery na India para entregar comida dos diferentes restaurantes.
 - Insights: Com esta ronda, a empresa passou a ser um unicórnio, chegando à valorização de mil milhões de dólares;
 
osapiens
- Indústria: Fintech
 - Ronda: Series B
 - Valor: 120 milhões de dólares
 - Investidores principais: Goldman Sachs
 - Descrição: A startup desenvolveu uma plataforma ESG utilizada para monitorizar investimento e para soluções de “reporting” e “compliance” ligadas a sustentabilidade, sendo uma das principais líderes neste setor.
 - Insights: Criada em 2018, a osapiens já conta com mais de 300 pessoas e tem 1.300 clientes no mundo inteiro.
 
Gloo
- Indústria: Religião
 - Ronda: Venture Round
 - Valor: 110 milhões de dólares
 - Investidores principais: N/A
 - Descrição: A empresa criou um SaaS e markplace de produtos para igrejas e padres utilizarem nas diferentes cerimónias e momentos que são organizados. A empresa criou também a Gloo Ventures, um fundo de investimento para adquir empresas que possam contribuir para a sua comunidade através das suas ferramentas, nomeadamente de Inteligência Artificial. Um dos objetivos da empresa é mesmo ser a ligação entre IA e a Igreja.
 - Insights: A Gloo diz estar presente em já mais de 70 mil igrejas nos EUA.
 
Subscreva a nossa newsletter NEXT, onde todas as segundas-feiras pode ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.