Voltar | Empresas

Investors Portugal distingue CellmABS, Shilling, Powerdot e Rui Falcão

por Gabriel Lagoa | 2 de Julho, 2024

O Investors Portugal Dinner reuniu, na semana passada, o setor de investimento em early stage para debater o estado do ecossistema nacional e distinguir o que melhor se fez em 2023.

A CellmABS Biopharmaceuticals, a Shilling Capital Partners, a Powerdot e Rui Falcão foram distinguidos como referências do ecossistema empreendedor nacional em 2023 pela Investors Portugal. A associação agrega e representa a comunidade portuguesa de business angels, venture capital, corporate VCs, aceleradoras, incubadoras, plataformas de crowdfunding e outros atores que investem em early-stage. Também divulga e promove os seus associados junto de instituições nacionais e internacionais. 

A startup CellmABS Biopharmaceuticals recebeu o prémio “Investment of the Year 2023”. A empresa biotecnológica, especializada no tratamento de doenças graves como o cancro, surgiu em 2019 como uma spin-off da Universidade Nova de Lisboa. O prémio reconhece a recente aquisição da sua propriedade intelectual pela empresa alemã BioNTech SE, por um valor que pode ultrapassar os mil milhões de euros, o que marca o “maior exit de uma startup portuguesa”. Em reação, Nuno Prego, co-fundador da CellmABS Biopharmaceuticals, destaca o apoio dos investidores Portugal Ventures e Bionova Capital. 

A Shilling Capital Partners foi premiada como “Early Stage Investor of the Year 2023”. Com mais de uma década de atividade, a sociedade de capital de risco investiu mais de 13 milhões de euros em sete projetos no ano passado. Hugo Gonçalves Pereira, fundador e partner da Shilling, agradece aos co-investidores, “porque somos uma comunity based venture capital e neste ecossistema ninguém evolui sozinho”. 

Quanto à Powerdot conquistou o “ESG Award of the Year 2023” pelo trabalho na implementação de soluções de carregamento para veículos elétricos. A empresa, fundada em 2018, obteve recentemente um financiamento de 100 milhões de euros. Luís Santiago Pinto, CEO e co-fundador da Powerdot, diz-se grato pelo reconhecimento e reafirma o compromisso da empresa com a mobilidade sustentável.

Já o prémio “Angel of the Year” foi atribuído pela primeira vez e reconheceu Rui Falcão, co-fundador e sócio-gerente da COREangels e REDangels, os principais grupos de business angels em Portugal. Rui Falcão, que investiu em mais de 50 startups no setor da tecnologia e comunicações ao longo dos últimos anos, destaca a importância de acreditar nos empreendedores e correr riscos para dinamizar o ecossistema.


Subscreva a nossa newsletter NEXT, onde todas as segundas-feiras pode ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.