As 7 Maiores Rondas de Investimento da Semana (4 a 8 de março)
por The Next Big Idea | 11 de Março, 2024
Esta semana, o destaque vai para uma empresa que pode ser considerada a OpenAI da China e para um banco digital britânico a querer conquistar os EUA (outra vez).
1 – MiniMax
Indústria: Inteligência Artificial
Ronda: Growth Round
Valor: 549 milhões de euros (600 milhões de dólares)
Investidores principais: Alibaba
Descrição: A MiniMax foi fundada há dois anos e é uma espécie de OpenAI da China, com um leque de serviços muito semelhante ao ChatGPT.
Insights: O investimento da Alibaba representa a segunda grande aposta da empresa no ramo da IA generativa, depois de ter liderado uma ronda de mil milhões de dólares noutra startup chinesa – a Moonshot AI; a ronda avalia a MiniMax em cerca de 2,5 mil milhões de dólares.
2 – Monzo
Indústria: Fintech
Ronda: Growth Fund
Valor: 393 milhões de euros (430 milhões de dólares)
Investidores principais: CapitalG (Alphabet/Google)
Descrição: A startup britânica foi fundada em 2015 e é um neobank que oferece serviços bancários digitais como contas correntes, cartões de débito e outros produtos financeiros, à semelhança de empresas como a Revolut (também ela britânica). A empresa tem atualmente 9 milhões de utilizadores e já é utilizada por cerca de 400 mil empresas. A trajetória da empresa tem tido altos e baixos, mas o contexto de taxas de juro altas ajudou a solidificar o seu modelo de negócio.
Insights: A ronda de investimento avalia a empresa em 5 mil milhões de dólares; o investimento vai ser utilizado para a empresa entrar novamente no mercado americano, depois de ter abandonado esse mercado antes da pandemia por maus resultados.
3 – Alumis
Indústria: Biotecnologia
Ronda: Series C
Valor: 237 milhões de euros (259 milhões de dólares)
Investidores principais: Samsara BioCapital e venBio Partners
Descrição: A startup desenvolveu uma série de terapias para tratar de disfunções imunes.
Insights: Com esta ronda, o financiamento levantado pela empresa já ultrapassou os 500 milhões de dólares.
4 – Sunfire
Indústria: Energia
Ronda: Series E
Valor: 215 milhões de euros
Investidores principais: LGT, GIC e Carbon Equity
Descrição: A Sunfire é líder global na produção de eletrolisadores industriais e está a enfrentar um desafio-chave do sistema energético atual: fornecer hidrogénio renovável e gás de síntese como substitutos neutros em carbono para energia fóssil. A empresa emprega mais de 500 pessoas na Alemanha e na Suíça.
Insights: A empresa levantou um total de investimento superior a 500 milhões de euros, que inclui um financiamento via dívida do Banco Europeu de Investimento de 100 milhões de euros.
5 – FogPharma
Indústria: Biotecnologia
Ronda: Series E
Valor: 133 milhões de euros (145 milhões de dólares)
Investidores principais: Nextech Invest
Descrição: A empresa americana está a investigar e a desenvolver tratamentos para o cancro. O seu tratamento com maior notoriedade foca-se numa proteína chamada beta-catenina que pode prevenir o crescimento de tumores.
Insights: Uma entrada em Bolsa poderá estar no horizonte da empresa nos próximos dois anos.
6 – Salla
Indústria: eCommerce
Ronda: Series E
Valor: 119 milhões de euros (130 milhões de dólares)
Investidores principais: Investcorp
Descrição: A Salla foi criada em 2016 para promover o ecossistema empreendedor na Arábia Saudita, fornecendo às PMEs e empreendedores uma solução SaaS para soluções de ecommerce. Hoje em dia, a Salla permite que os comerciantes explorem um mercado de comércio online avaliado em 20 mil milhões de dólares e, desde 2020, a startup saudita já possibilitou 7 mil milhões de dólares em vendas, de 80 mil comerciantes ativos na plataforma.
Insights: a plataforma tem mais de 400 aplicações integradas e uma equipa de 140 pessoas a trabalhar em desenvolvimento de produto.
7 – Mews
Indústria: Hospitalidade
Ronda: Growth Round
Valor: 101 milhões de euros
Investidores principais: Kinnevik
Descrição: A startup é uma das empresas líder no fornecimento de soluções cloud no setor da hospitalidade. O objetivo da Mews é apoiar a transformação digital dos hotéis através de um sistema que traz maior eficiência às suas necessidades operacionais. O software da Mews já utilizado em mais de 350 mil espaços e por 5 mil clientes no mundo inteiro.
Insights: As receitas no último ano cresceram 60% ultrapassando os 100 milhões de euros; a mais recente ronda de investimento dá à empresa o estatuto de unicórnio com uma avaliação de 1,2 mil milhões de dólares.