Portuguesa Powerdot capta 100 milhões de euros em financiamento
por The Next Big Idea | 29 de Fevereiro, 2024
A Powerdot quer investir 260 milhões de euros até 2025 nos mercados onde opera, dos quais 30 milhões em Portugal.
A portuguesa Powerdot, uma operadora de Pontos de Carregamento (OPC) de veículos elétricos (VC), anunciou esta quinta-feira a captação de 100 milhões de euros. Com este financiamento, liderado pela Antin Infrastructure Partners e o Arié Group, espera impulsionar o desenvolvimento de novas tecnologias, expandir a sua infraestrutura de carregamento e reforçar parcerias estratégicas em toda a Europa.
E para consolidar a sua posição como “um dos principais players no setor da mobilidade elétrica na Europa”, a Powerdot fez saber também que pretende investir um total de 260 milhões de euros até 2025 nos mercados onde opera:
- Portugal – 30 milhões
- França – 153 milhões
- Polónia – 42 milhões
- Espanha – 30 milhões
- Bélgica – 5 milhões
Em comunicado, a empresa detalhou ainda que o financiamento vai permitir instalar 15 mil pontos de carregamento de veículos elétricos, contribuindo “significativamente para a descarbonização do transporte europeu”.
Mobilidade elétrica acessível e eficiente
Este investimento, de acordo com a Powerdot, vai impulsionar o seu crescimento exponencial na Europa. E se atualmente conta com mais de 5 mil pontos de carregamento em cerca de 1300 locais, os planos são para instalar 10 mil pontos de carregamento.
“Esta operação confirma o sucesso e o enorme potencial da Powerdot no mercado de carregamento de veículos elétricos. Com mais de 5 mil pontos de carregamento operacionais e mais de 10.000 em implementação, estamos preparados para um crescimento sustentado e para liderar a transição para uma mobilidade elétrica mais acessível e eficiente”, refere Luís Santiago Pinto, CEO da Powerdot, citado na nota enviada às redações.
Onde está, cresce
Segundo a própria empresa, a Powerdot tornou-se em 2023 no maior OPC em território nacional em pontos de carregamento rápidos e ultrarrápidos.
Domínio que se estende a França, onde “domina o mercado francês de carregamento rápido e ultrarrápido, tendo obtido um crescimento exponencial de 500% no kWh consumido em 2023“, com os seus mais de 3.700 pontos de carregamento em mais de 680 locais.
“O reconhecimento do impacto da Powerdot no país é evidente pela sua seleção para participar na Cimeira Choose France em 2023. Este evento reúne líderes empresariais e políticos para discutir o futuro da economia francesa, e a presença da Powerdot demonstra o seu papel fundamental na transição energética do país”, pode ler-se.
A Powerdot expandiu ainda a sua presença em Espanha, estabeleceu uma parceria estratégica com a rede de supermercados Biedronka na Polónia, e aposta num crescimento sólido no mercado belga.
A Powerdot
A Powerdot é uma OPC criada em Portugal por Luís Santiago Pinto e José Sacadura, com a missão de acelerar a mobilidade sustentável.
Focada no conceito de Destination Charging, a empresa fornece soluções de carregamento para veículos elétricos em espaços de retalho, facilitando a mudança para carros elétricos e contribuindo para um futuro mais sustentável. Com essas parcerias, a Powerdot fornece soluções de carregamento para utilizadores de VEs em locais onde passam naturalmente o seu tempo, tornando o carregamento de um VE tão conveniente como carregar um smartphone.
A Powerdot opera em Portugal, França, Bélgica, Espanha e Polónia, onde emprega atualmente mais de 140 profissionais.