Plataforma usa conceito de cidades inteligentes para gerar mais emprego
por The Next Big Idea | 29 de Janeiro, 2024
A solução da RestartUs permite acesso em tempo real a dados sobre o mercado de trabalho nos municípios em Portugal.
Trânsito com menos engarrafamentos, mais segurança nas ruas devido à videovigilância e hospitais mais equipados, são alguns exemplos dos benefícios proporcionados pelas Cidades Inteligentes. Agora, este conceito também pode tornar a economia local mais dinâmica com o aumento das oportunidades de emprego e da redução da informalidade. O motivo para esta mudança de cenário é a plataforma RestartUs, que tem recursos de Inteligência Artificial (IA) para dinamizar o mercado de trabalho nos municípios portugueses.
A partir da entrega de dados estratégicos relativos aos trabalhadores e às empresas de cada região, a RestartUs possibilita aos gestores públicos uma tomada de decisão mais assertiva para enfrentar problemas sociais e económicos, como a pouca oferta de trabalhos qualificados, a recolocação profissional, a escassez de mão de obra e a informalidade da economia.
A ferramenta apresenta um conjunto de informações sócio-demográficas em tempo real, como focos de interesses, necessidades de competências, nível educacional, entre outras. Tudo isto é entregue a partir de um dashboard, recorrendo a relatórios específicos com dados mais sólidos sobre o mercado de trabalho local.
A entrega ágil das informações é possível através da geolocalização, que garante o fornecimento online de dados disponíveis na região escolhida. Com a Inteligência Artificial, a ferramenta controla informações cruciais sobre as ofertas de trabalho em cada município, o que contribui para a criação de políticas públicas voltadas para a redução do desemprego e da informalidade.
Outro fator distintivo da RestartUs é o apoio à digitalização do processo de contratação nas pequenas e médias empresas (PMEs), oferecendo uma plataforma integrada para facilitar a procura de recursos humanos e a expansão dos negócios. Com uma oferta digital de postos
de trabalho, as PMEs podem aumentar a velocidade e qualidade na abertura de vagas de emprego.
Em vez do tradicional anúncio em papel na vitrine de uma loja ou na entrada de uma padaria, o empreendedor usará o potencial da Internet de forma plena para divulgar oportunidades de trabalho. Assim, as chances de encontrar trabalhadores qualificados será significativamente maior.
Benefícios para os cidadãos e municípios
A plataforma RestartUs permite aos cidadãos um acesso gratuito a oportunidades de trabalho no município onde mora e noutras localidades.
Além disso, centra-se também no fornecimento de sessões especializadas de mentoria de carreira para pessoas que procuram emprego ou recolocação profissional. As sessões e as aulas são administradas online e de forma gratuita para todos.
A solução também é oito vezes mais rápida do que outras ferramentas de oferta de trabalho online, pois entrega em menos de um segundo os resultados da pesquisa de emprego em qualquer localidade.
Na avaliação do COO da RestartUs Portugal, Filipe Cordeiro, a plataforma prioriza dinamizar o futuro do mercado de trabalho e oferecer serviços para o setor público e os cidadãos, seguindo o conceito de cidades inteligentes. “O nosso software tem como propósito entregar aos municípios, um conjunto de dados relativos à situação do mercado de trabalho local, ao mesmo tempo que capacitamos e ajudamos os trabalhadores na sua colocação e recolocação profissional. A nossa solução tem como propósito: simplificar e aprimorar as operações dos municípios em todo o país”, destaca Cordeiro.