7 Maiores Rondas da Semana: Entregas elétricas ao domicílio
por The Next Big Idea | 15 de Janeiro, 2024
Na última semana, de 8 a 12 de janeiro, o destaque a nível de rondas está na Europa e vai para a Picnic, uma startup dos Países Baixos que se prepara para entrar no mercado alemão e francês.
- 1. Picnic
Indústria: Retalho
Valor: 355 milhões de euros
Investidores principais: Edeka (maior grupo de supermercados da Alemanha) e o fundo The Bill and Melinda Gates Foundation Trust
Descrição: Fundada em 2015 nos Países Baixos, esta startup vende bens alimentares e não alimentares única e exclusivamente na sua app — e é conhecida por fazer as suas entregas ao domicílio em pequenas carrinhas elétricas à porta dos clientes sem cobrar taxas.
Insights: A ronda vai servir para expandir a sua operação na França e Alemanha. Há dois anos, a Picnic foi notícia por ter levantado uma ronda de 600 milhões de euros. Em 2024, espera atingir um volume anual de vendas de mil milhões de euros.
- 2. Fever
Indústria: Entretenimento
Valor: 100 milhões de euros (110 milhões de dólares)
Investidores principais: Goldman Sachs
Descrição: Plataforma de eventos que quer “democratizar” a cultura e o entretenimento.
Insights: Experiências, exposições, concertos, aventura. Se é evento, é provável que esteja na plataforma. Com base em Nova Iorque, a Fever dá sugestões do que fazer num vasto número de cidades mundiais (incluíndo Porto e Lisboa). De acordo com a Crunchbase, esta ronda de investimento coloca a avaliação da empresa nos 1,8 mil milhões de dólares.
- 3. FINN
Indústria: Automóvel
Valor: 100 milhões de euros
Ronda: Série C
Investidores principais: Planet First Partners
Descrição: Serviço de subscrição de automóveis. No fundo, é imaginar uma Netflix para carros e uma alternativa ao leasing. O cliente vê o catálogo, escolhe o veículo e depois de uns cliques e a papelada ser aprovada, recebe o bólide alugado em casa. Manutenção, seguros, etc, estão incluídas numa única taxa. Ao fim de seis meses ou um ano, o cliente pode renovar a subscrição ou escolher outro carro.
Insights: A maior parte do capital será utilizado para expandir a oferta de automóveis elétricos. Desde 2019, esta empresa alemã – que já expandiu para o mercado norte-americano – levantou mais de mil milhões de dólares.
- 4. ExtraHop
Indústria: Cibersegurança
Valor: 91 milhões de euros (100 milhões de dólares)
Descrição: Empresa especializada em Deteção e Resposta de Rede (NDR, ou Network Detection and Response, na sigla inglesa). Isto é, vende uma plataforma/ferramenta capaz de monitorizar em tempo real o tráfego de uma rede e detetar anomalias e atividades maliciosas.
Insights: Fundada em 2007, a empresa de Seattle diz que terminou 2023 com a estimativa da receita anual recorrente (ARR) perto dos 200 milhões de dólares.
Indústria: Gaming
Valor: 91 milhões de euros (100 milhões de dólares)
Ronda: Série B
Investidores principais: Griffin Gaming Partners
Descrição: Estúdio responsável pelo “Marvel Snap” – jogo mobile com mais de 22 milhões de downloads e que gerou mais de 200 milhões de dólares em receitas desde o seu lançamento em 2022.
Insights: A injeção de capital torna a Griffin Gaming Partners num investidor minoritário do pequeno estúdio de Los Angeles.
Indústria: Saúde
Valor: 88 milhões de euros (96 milhões de dólares)
Investidores principais: General Catalyst
Descrição: Clínicas privadas com sede em Austin, no Texas.
Insights: A plataforma oferece aos clientes a possibilidade de serem seguidos por uma equipa de saúde dedicada. Segundo a empresa, esta abordagem personalizada e orientada para as relações humanas ajuda a diminuir a carga emocional e financeira ao atual sistema de saúde norte-americano.
Indústria: Seguros
Valor: 67 milhões de euros (73 milhões de dólares)
Ronda: Série B
Investidores principais: Battery Ventures e Andreessen Horowitz (a16z)
Descrição: Fundada em 2017, esta startup com sede em Londres dispõe de um software com modelos matemáticos desenhados especificamente para o setor dos seguros comerciais.
Insights: De acordo com a hyperexponential, a empresa continua a ser rentável desde o levantamento de Série A de 18 milhões de dólares angariados em meados de 2021. “Temos mais dinheiro em caixa do que o aquele que angariámos”, explicou o CEO em comunicado, afirmando na nota que a empresa está de olho no mercado norte-americano.